Corpo de Bombeiros do Maranhão marca presença em evento de negócios do Sebrae, em Brasília
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) participa do evento Transformar Juntos, ação do Sebrae, realizada no Centro de Convenções Internacional do Brasil, em Brasília, até esta sexta-feira (4). O momento reúne empresários, agentes públicos, sociedade empreendedora e corporações de bombeiros de todo o país, para tratar de perspectivas de negócios, transformação do ambiente de trabalho, formalização e empreendedorismo em geral.
O diretor de Atividades Técnicas, tenente-coronel Patrício Daniel, representa a corporação no evento e avalia o significado dessa participação. “Esse evento é muito importante, pois nos possibilitará o aperfeiçoamento e modernização na aplicabilidade das normas vigentes. Com as demais corporações de bombeiro militar do país, estamos alinhando a execução de procedimentos, no que refere à certificação de microempreendedores e dos negócios de pequeno porte. Essa troca de experiências contribui para o alcance de níveis cada vez mais eficazes de padronização, em todos os estados do país”, avaliou.
O Maranhão já adota o Processo Técnico Simplificado, por intermédio da Nota Técnica nº 42, do Corpo de Bombeiros, que se refere às edificações e áreas consideradas de médio risco. Os procedimentos têm base na Lei Estadual nº11.390/2020. “Entendemos que o empreendedorismo deve ser estimulado e seus processos, simplificados. Apoiar os pequenos negócios é contribuir para o desenvolvimento do país. Esta é uma oportunidade única para reflexões, ações conjuntas e pelo avanço do empreendedorismo no país”, reforçou Patrício Daniel.
A delegação maranhense no evento contou com aproximadamente 75 pessoas, entre gestores públicos da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), da Vigilância Sanitária Estadual, secretários municipais, prefeitos, empresários e efetivo do Corpo de Bombeiros.
Intercâmbio do empreendedorismo
O Transformar Juntos é uma iniciativa do Sebrae que une os programas Fomenta e Brasil Mais Simples. São ações de referência nacional na participação das micro e pequenas empresas, promovendo iniciativas para a desburocratização de procedimentos.
A edição do ano passado contou com mais de 1,5 mil participantes – presencialmente e on-line. A programação contempla debates e painéis temáticos sobre desburocratização, compras públicas, inovação e outros temas considerados prioritários na agenda do desenvolvimento nacional sustentável.