.

MPT-MA divulga trabalhos vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola

O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) divulgou os trabalhos vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola. A edição deste ano foi promovida em sete municípios maranhenses. Alunos de escolas de Caxias e São José de Ribamar consagraram-se como os grandes vencedores do projeto em 2022, e irão concorrer ao prêmio nacional com estudantes de todo o país.

Divididos em dois grupos, conforme o grau de escolaridade, do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, os estudantes abordaram os temas: “combate ao trabalho infantil” e “incentivo à aprendizagem profissional”. Os participantes concorreram em quatro categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia.

O município de Caxias foi o município mais premiado na edição maranhense do MPT na Escola, com sete trabalhos vencedores.

Integraram a comissão julgadora do Prêmio a procuradora do Trabalho do MPT-MA Virgínia de Azevedo Neves; a juíza do Trabalho Liliana Soares Bouéres; o promotor de Justiça Gleudson Malheiros; a auditora fiscal do Trabalho, Lea Cristina da Costa Léda e o pedagogo Rodson Salazar, técnico em Assuntos Especiais da SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão).

“Todas as pessoas participaram de forma voluntária e sem qualquer desoneração de suas funções e são integrantes do Infância sem Trabalho, programa estadual que tem por fim fomentar políticas públicas de combate ao trabalho infantil nos municípios maranhenses”, explicou a procuradora do Trabalho Virgínia de Azevedo Neves, responsável pelo Prêmio MPT na Escola no Maranhão.

O MPT na Escola é uma iniciativa do Projeto Resgate à Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordinfância – Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. O objetivo do projeto é levar as temáticas do combate ao trabalho infantil e do incentivo à aprendizagem, por meio da comunidade escolar, transformando os(as) profissionais da educação em multiplicadores(as) do conhecimento sobre os temas, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Busca também fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização e incluir a conscientização e a prevenção do trabalho infantil e de proteção dos(as) adolescentes trabalhador(as).

Após esta divulgação oficial, o resultado da etapa maranhense do projeto MPT na Escola será também apresentado em cerimônia oficial que ocorrerá em data a ser definida e acontecerá até o final de outubro deste ano. Os vencedores nacionais serão conhecidos no dia 1º de dezembro em cerimônia online.

Veja os vencedores no Maranhão:

Categoria Conto

Grupo 1 – O trabalho de uma criança, de Williane Georgia Silva Santos – município de Caxias;

Grupo 2 – Nas páginas dos livros nos tornamos livres, de Rainara Luzia Costa dos Santos – município de Caxias.

Categoria Poesia

Grupo 1 – Criança que trabalha, de Kamilly Dayra da Silva Sousa – município de Caxias;

Grupo 2 – Adolescência e trabalho, de Maithan de Carvalho Oliveira – município de Caxias.

Categoria Música

Grupo 1 – Diga não ao trabalho infantil, de Luís Guilherme Anunciação de Moura – município de Caxias;

Grupo 2 – Quero sonhar, de Fernando Pereira Correia, Heitor da Silva Araújo e Isac Leonardo Cantanhede Moreira – município de São José de Ribamar.

Categoria Desenho

Grupo 1 – Trabalho Infantil, de Wikaru de Oliveira Fernandes – município de Caxias;

Grupo 2 – Eu estudante, Eu profissional, de Raimundo Bezerra de Morais Silva – município de Caxias.