MPMA promove Encontro Regional para debater probidade e saúde
O Ministério Público do Maranhão promoveu, na manhã desta segunda-feira, 1º de abril, o Encontro Regional – Diálogos Técnicos da Probidade e da Saúde no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Balsas. O objetivo é estabelecer um diálogo com a sociedade, por meio dos destinatários das ações ministeriais.
O evento, organizado pela Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça (Asstec) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPMA, contou com a participação de membros e servidores da instituição.
Presidiu a solenidade de abertura o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau. Também compuseram a mesa de honra o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro Ferreira; a procuradora de justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro; o promotor de justiça Fábio Meirelles Mendes; e a diretora das Promotorias de Justiça de Balsas, promotora de justiça Dailma Maria de Melo Brito Fernández.
Para Eduardo Nicolau, o encontro é necessário e deve ser levado para todo o Estado do Maranhão. “Nós estamos seguindo orientação do Conselho Nacional do Ministério Público e precisamos cada vez mais atender à sociedade. Por isso, com estes encontros nós vamos priorizar o que a sociedade precisa para viver melhor”.
O subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos afirmou que o Ministério Público tem que recepcionar os anseios, reclamações e iniciativas da sociedade como parte do seu planejamento. “É preciso realizar o planejamento estratégico com eficiência e disciplina para alcançarmos os melhores resultados possíveis”.
De acordo com a procuradora de justiça Fátima Travassos, os encontros são necessários para a atuação articulada dos membros e servidores do MPMA com a comunidade. “Tudo requer planejamento, projetos e ações. E este é um momento em que nossos servidores e membros estão tendo a oportunidade de aprimorar técnicas para realizar justiça e cidadania”.
A diretora das Promotorias de Justiça de Balsas, Dailma Maria de Melo Brito, destaca que a capacitação serve para planejar as ações de cada uma das Promotorias de Justiça. “O planejamento é fundamental para que possamos elaborar propostas, a partir das demandas da sociedade, e entregar o produto final, que são as soluções à população”.
OFICINA
Como parte da programação do encontro, foi realizada uma oficina para elaboração de planos de atuação das Promotorias de Justiça. O treinamento foi ministrado pelo servidor Samyr Cutrim, da Seplag.