O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

MPMA participa de Semana da pessoa com deficiência


O Ministério Público do Maranhão participou da abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, na manhã desta segunda-feira, 21, no auditório do complexo ferroviário de Rosário.

A Semana da Pessoa com Deficiência 2023, que traz como tema “Direitos, Necessidades e Realizações”, está sendo promovida com o intuito de incentivar a inclusão, possibilitar melhorias de acessibilidade dessas pessoas e informar a sociedade acerca desses assuntos. É uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rosário em parceria com diversas entidades públicas e privadas, como o MPMA e a Defensoria Pública do Estado.

Na ocasião, a promotora de justiça Fabiola Fernandes Faheina Ferreira (2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rosário) esteve presente. O Centro de Apoio de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência também forneceu materiais para a Promotoria de Justiça de Rosário, a fim de serem entregues à população.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira, 22, a programação contou com o “Mutirão Laudo Permanente” uma série de atividades voltadas para alunos com necessidades educacionais especiais, como vacinação, assistência social, médica, psicológica, entre outras.

Também houve a presença do Ministério Público e Defensoria Pública, realizando atendimentos e orientando sobre direitos das pessoas com deficiência. A atividade aconteceu no Parque da cidade.

Na quarta-feira, 23, acontecerá uma palestra com o tema “Diagnóstico e intervenções de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento”, realizada pelo médico especialista em psiquiatria e neuropediatria Luís Callegario. Além disso, haverá uma formação continuada para profissionais da educação especial.


Na quinta-feira,24, será realizada uma roda de conversa para as famílias dos alunos da Educação Especial, com a presença de psicólogas especialistas. Na sexta-feira,25, como encerramento, será apresentado o “Cine Inclusivo”, sessões de cinemas adaptadas às pessoas com deficiência, para alunos da rede de ensino das salas de recurso.