MPMA implanta Programa Farmácia Viva em versão virtual
Com o objetivo de orientar membros e servidores da instituição sobre o uso correto das plantas medicinais para a promoção da saúde, o Ministério Público do Maranhão vai iniciar na próxima terça-feira, 2 de junho, a versão virtual do Programa “Farmácia Viva”. As atividades serão realizadas todas as terças-feiras, das 15 às 16h.
A ação foi lançada em janeiro deste ano e, devido à pandemia do coronavírus, teve sua dinâmica aperfeiçoada para atender o público da instituição. “De forma pioneira, o Ministério Público do Maranhão será a primeira instituição a realizar as atividades do programa de forma online”, explicou o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim.
Coordenado pela farmacêutica Kallyne Bezerra Costa, o Farmácia Viva vai abordar, além das plantas medicinais, produtos fitoterápicos, óleos essenciais e plantas alimentícias não convencionais na saúde. “Seremos os primeiros a fazer esse treinamento online de capacitação. O trabalho precisa continuar, e a saúde não pode parar”, destacou.
Na avaliação da chefe da seção de Saúde Funcional do MPMA, Márcia de Souza Rodrigues, o conhecimento sobre o uso adequado das plantas medicinais é estratégico para promover a qualidade de vida. “A utilização e o cultivo destas plantas, com base científica, serão úteis na manutenção da saúde e prevenção de doenças”.
FARMÁCIA VIVA
O projeto “Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão”, da Secretária de Estado da Saúde, foi criado em 2016 com o objetivo proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos maranhenses, por meio do uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos. A iniciativa faz homenagem aos mais de 50 anos de estudos e trabalho da professora e farmacêutica Terezinha Rego.
O programa funciona em parceria com prefeituras e órgãos públicos. Até o momento, são 49 hortos medicinais inaugurados em vários municípios do estado e mais de mil profissionais da saúde capacitados.