O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

MPMA faz adesão ao Projeto Maleta do Canal Futura

Foi realizada, na última sexta-feira, 9, na Fundação Evangélica Maranata, no bairro Turu, a solenidade de adesão do Ministério Público do Maranhão ao Projeto Maleta, do Canal Futura. A iniciativa é fruto de Termo de Cooperação Técnica celebrado pelo MPMA com a Fundação Roberto Marinho.

Na ocasião, o promotor de justiça Vicente de Paulo Silva Martins, coordenador do Programa Comunitário em Mediação e Práticas Restaurativas (MP na Comunidade), recebeu a maleta e as mochilas com materiais pedagógicos, que também serão utilizadas pelas 17 instituições participantes da Rede de Atendimento Integral do Turu/Divineia.

Foram contemplados com o material o  Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Centro de Referência Psicossocial Infantil (CAPSi); Centro Educa Mais Professor Emésio Dário de Araújo; Centro de Ensino (CE) Doutor Clarindo Santiago; CE João Paulo II; CE Paulo Freire; Centro Educacional Cuidando da Vida; Clube de Mães Mateus; Instituto Ideal; Unidade de Educação Básica (UEB) Governador Leonel Brizola; UEB Maria Alice Coutinho; UEB Maria José Serrão; UEB Professor João de Souza Guimarães; UEB Professor Ronald da Silva Carvalho; Escola Professor Luiz Pinho Rodrigues e Escola Terceiro Milênio.

Nesta edição, o Projeto Maleta aborda a temática “conviver”, e os materiais pedagógicos foram elaborados com o objetivo de suscitar a reflexão sobre a convivência entre indivíduos e comunidades para propor caminhos de coexistência com a natureza.

O kit completo contém caderno pedagógico, conceitual e prático Maleta Futura Conviver; pendrive com a curadoria dos programas e interprogramas do Canal Futura e produção audiovisual exclusiva para o projeto; catálogo com detalhes dos programas e interprogramas do Futura; jogo; bandeira da Rede de Implementação da Maleta; oficina de lambe-lambes produzidos pelo artista Denilson Baniwa; conjunto de moldes de stencil; botons; cartões postais com ilustrações do caderno teórico; livro conceito; folders de projetos de instituições parceiras; materiais de instituições parceiras; landing page do projeto Maleta Conviver no site do Futura e com recursos de acessibilidade comunicacional – libras, audiodescrição e legendagem.

O promotor de justiça Vicente Martins recebeu a Maleta Conviver das mãos da psicóloga Jenair Alves, consultora do Projeto Maleta Juventudes do Canal Futura. “A Maleta Conviver é de grande valia para instrumentalizar o trabalho que o Ministério Público já realiza, por meio do MP na Comunidade, com educação em Direitos Humanos nas escolas desse território”, avaliou.

Após a entrega do material, Jenair Alves conduziu uma oficina inaugural de preparação da rede para o início dos trabalhos.