O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

MPMA e parceiros lançam projeto de grupos reflexivos para homens em município

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e a Secretaria de Assistência Social, realizou, no último dia 27, o I Seminário de Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Mulher em Bacuri. O evento, no auditório do Sindicato dos Professores, marcou o lançamento do projeto “Homens por Elas”, que estabelece grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica. O seminário contou com a presença de autoridades, representantes da rede de proteção, da assistência social e sociedade civil.

A palestra magna foi ministrada pelo promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, que responde pela Promotoria de Justiça de Bacuri. Com o tema “A importância do Ministério Público na rede de proteção das mulheres”, o promotor destacou o papel da instituição na responsabilização penal de agressores e na promoção de ações educativas. Segundo o promotor, “não basta punir; é preciso reeducar”.

O projeto “Homens por Elas” busca criar espaços de diálogo e conscientização para desconstruir padrões machistas e promover relacionamentos saudáveis. A iniciativa, alinhada à Lei Maria da Penha, foca em diminuir a reincidência de atos violentos. A metodologia inclui educação em direitos humanos, habilidades sociais e discussões sobre masculinidades tóxicas. Os encontros serão conduzidos por profissionais capacitados e ocorrerão em articulação com os serviços de saúde, assistência social, justiça e segurança pública.

Além da palestra, o seminário contou com painéis sobre o papel das secretarias municipais no enfrentamento à violência e a apresentação do plano municipal de proteção à mulher. A secretária municipal da mulher, Jéssica Oliveira, destacou o projeto como uma iniciativa que torna Bacuri “referência em políticas públicas integradas e preventivas de enfrentamento à violência contra a mulher”.