MPMA discute melhorias na segurança e defesa da mulher em Coroatá

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional da Violência de Gênero (CAO Mulher) e das Promotorias de Justiça de Coroatá, participou, na última sexta-feira, 27, na Secretaria de Estado de Segurança Pública, na Vila Palmeira, de uma reunião com a cúpula da segurança pública do estado e integrantes da rede de defesa da mulher do município de Coroatá. O objetivo da reunião foi pedir melhorias na segurança pública do município, com foco no combate à violência de gênero.

De acordo com a promotora de justiça e coordenadora do CAO Mulher, Sandra Fagundes, o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Sílvio Leite, assegurou que a Patrulha Maria da Penha será implantada no município no mês de abril. “Saímos com a promessa de que a Patrulha Maria da Penha será implantada no mês de abril, naquele acordo que o CAO Mulher tem com a Polícia Militar de conseguir um carro. Dr. Gustavo Bueno (promotor de justiça titular da 2ª PJ de Coroatá) já conseguiu um carro que foi apreendido, fez o pedido ao juiz para que esse carro seja destinado à Patrulha Maria da Penha, e o secretário disse que em abril será implantada”, destacou a coordenadora do CAO Mulher.

Ainda segundo Sandra Fagundes, também foram asseguradas melhorias na delegacia de polícia de Coroatá e em Peritoró, termo judiciário da Comarca. Além disso, foram discutidas várias outras políticas públicas na defesa da mulher e alinhada a realização de um evento em Coroatá no mês de março, reunindo toda a rede de defesa da mulher no município.

Além da coordenadora do CAO Mulher e do promotor Gustavo Bueno, o MPMA também foi representado na reunião pela promotora de justiça Aline Albuquerque, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Coroatá. Também estiveram presentes a secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, tenente coronel Edhyelem Santos; a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; a coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, Kazumi Tanka, além de juízes e defensores públicos do município e representantes da Prefeitura.