MPMA debate demandas do transporte público com SMTT
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 6ª Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania – polo Cidade Operária, promoveu, na última terça-feira, 23, uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), com o objetivo de discutir soluções para problemas relacionados ao transporte público na região da Cidade Operária.
Do MPMA, participou o promotor de justiça Joaquim Ribeiro de Souza Junior, acompanhado da equipe técnica da 6ª Promotoria de Justiça Distrital. Também estiveram presentes o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Diego Rodrigues; o superintendente de Transporte, Paulo Andrade; o superintendente de Trânsito, Rodrigo Fonseca. Igualmente participaram os líderes comunitários da área da Cidade Operária Pedro Mariano Câmara e Laurina Pereira da Silva,
As demandas foram levantadas em audiência pública e incluem reclamações sobre linhas de ônibus, falta de abrigos nas paradas, estado dos veículos, engarrafamentos, assaltos, entre outras questões.
Durante a reunião, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Diego Rodrigues, se comprometeu a dar encaminhamento acerca da solicitação de aumento da frota. A SMTT solicitou um prazo de 60 dias para realizar um estudo técnico abrangente, incluindo a verificação do itinerário, das ligações viárias e a demanda estimada da região para determinar a necessidade de intervenção na frota.
Segundo o secretário, a SMTT implementará em breve, em parceria com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), o “botão do pânico” no aplicativo Meu Ônibus. Esse recurso permitirá que os passageiros acionem ajuda em casos de assédios, furtos ou roubos dentro dos veículos. A pintura da numeração no teto dos ônibus será outro recurso a ser adotado para facilitar a identificação pelo helicóptero do Ciops durante ações de fiscalização.
O promotor de justiça Joaquim Júnior reafirmou o compromisso do Ministério Público em garantir que as necessidades da comunidade sejam ouvidas e atendidas: “Estamos empenhados em trabalhar preferencialmente pela via do diálogo com a SMTT para melhorar o transporte público no Distrito Cidade Operária, proporcionando um serviço mais eficiente e acessível para todos os moradores”, enfatizou.