MPF/MA abre inscrições para Processo Seletivo de Estágio na área de direito

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão abriu processo seletivo para formação de cadastro de reserva de estagiários de nível superior, da área de graduação de Direito. Para inscrever-se, os interessados deverão preencher a ficha de pré-inscrição, no site do MPF (https://www.mpf.mp.br/ma/estagie-conosco), e realizar a confirmação de inscrição, com envio dos documentos necessários por e-mail, ambas no mesmo período, das 8h do dia 26 às 23h59 do dia 28 de outubro.

As convocações ocorrerão de acordo com as vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo, nas unidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal e Balsas. A jornada de estágio é de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias. O valor mensal da bolsa é de R$ 850,00 mais auxílio-transporte de R$ 7,00 por dia efetivamente estagiado.

Confirmação de inscrição: no momento da confirmação de inscrição, o candidato deverá enviar um e-mail para o endereço de correio eletrônico da unidade a qual pretende concorrer, com os documentos previstos no Edital PR/MA n°1/2020, que rege o seletivo, entre eles documento de identidade com foto, CPF e comprovante de matrícula atualizado e expedido pela instituição de ensino, legíveis e digitalizados, no formato “.PDF”, com o tamanho máximo de 4 MB. Os endereços de e-mail das unidades estão disponíveis no edital, no site do processo seletivo e no passo a passo, ao final desta matéria.

Pré requisitos: o candidato deve estar matriculado em uma das Instituições de Ensino conveniadas com a Procuradoria da República no Maranhão, ter concluído, no momento da contratação, pelo menos, o 2º ano ou 4º semestre do curso superior, quando tiver 10 ou mais semestres de duração, ou o 3º semestre do curso superior, quando tiver menos de 10 semestres de duração, entre outros requisitos previstos no edital.

Além disso, o candidato deve atender aos requisitos necessários para a realização da prova em plataforma virtual, entre eles ter um computador ou telefone celular (smartphone) com acesso a navegador de internet, microfone, alto-falantes e câmera conectados ou integrados ao dispositivo, funcionando corretamente, já testados e previamente ajustados. Também é necessário possuir conexão de internet estável o suficiente para não interromper a videochamada durante a aplicação da prova, ter um endereço de e-mail válido, entre outros requisitos constantes no edital.

Prova: será realizada, virtualmente, no dia 08 de novembro, das 10h às 12h, horário de Brasília, por meio do sistema Moodle. As salas virtuais estarão abertas para a entrada dos candidatos, a partir das 9h horas. O candidato deverá estar presente em sua respectiva sala virtual, até às 9h45min, portando um documento de identificação com foto, que poderá ser solicitado a qualquer momento durante a aplicação da prova, que poderá ter áudio e vídeo gravados para fins de segurança.

Cotas: serão reservadas, dentre as vagas que surgirem no Programa de Estágio, 10% às pessoas com deficiência, 10% aos participantes do sistema de cotas para minorias étnico-raciais e 30% às pessoas que se declararem negras.

Resultado: será divulgado no endereço eletrônico (https://www.mpf.mp.br/ma/estagie-conosco), com data prevista para o dia 19 de novembro de 2020, assim como todas as informações referentes a este processo seletivo.

Confira o passo a passo para realizar sua inscrição:

Como fazer a pré-inscrição:

1- Antes de realizar sua inscrição, conheça a Portaria PGR /MPU nº 378, de 09/08/2010 e o Edital PR/MA n°1/2020, que rege o Processo Seletivo, disponíveis no site do MPF. Não esqueça de verificar se você preenche todos os requisitos exigidos.

2- Preencha a ficha de pré-inscrição disponibilizada no endereço eletrônico: (https://www.mpf.mp.br/ma/estagie-conosco), no período das 8h do dia 26 às 23h59 do dia 28 de outubro. Lembre-se: inscrições feitas fora desse período serão consideradas inválidas.

Como confirmar sua inscrição:

1- Para confirmação da sua inscrição, você deverá enviar um e-mail para os endereços de correio eletrônico do MPF listados a seguir, anexando os documentos abaixo, de forma digitalizada, no formato “.PDF”, com o tamanho máximo total de 4 MB, também no período das 8h do dia 26 às 23h59 do dia 28 de outubro. 

Quais documentos anexar?

a) Documento de identidade com foto;

b) CPF;

c) Declaração de escolaridade expedida pela Instituição de Ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado. O documento deverá conter assinatura digital ou código de autenticidade;

d) Laudo médico, se o candidato se declarar com deficiência;

e) Declaração específica, devidamente preenchida, para participar da seleção pelo sistema de cotas raciais, caso opte participar por esse sistema;

f) Declaração específica, devidamente preenchida, para participar da seleção pelo sistema de minorias étnico-raciais, caso opte participar por esse sistema.

Onde anexar esses documentos?

O candidato deve anexar os documentos acima nos seguintes e-mails:

a) Para os candidatos de São Luís: prma-seletivosaoluis@mpf.mp.br 

b) Para os candidatos de Imperatriz: prma-seletivoimperatriz@mpf.mp.br

c) Para os candidatos de Caxias: prma-seletivocaxias@mpf.mp.br 

d) Para os candidatos de Bacabal: prma-seletivobacabal@mpf.mp.br 

e) Para os candidatos de Balsas: prma-seletivobalsas@mpf.mp.br

Atenção:

2- Para concluir a confirmação da sua inscrição, no campo “assunto” do e-mail, deverá conter em caixa alta (CAPS LOCK), as seguintes informações: PSE 2020 + n° do CPF do candidato + nome completo do candidato.

Mais informações: consulte o Edital, acesse o site do MPF no Maranhão (www.mpf.mp.br/ma), ou entre em contato com a Divisão de Gestão de Pessoas (Digep) pelo e-mail prma-digep@mpf.mp.br ou pelos telefones (98) 3213-7130/7138/7307.

Veja aqui a íntegra do Edital n°1/2020

Acesse neste link o site do Processo Seletivo de Estágio 2020: https://www.mpf.mp.br/ma/estagie-conosco