O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

MPEduc: escuta pública discutirá a qualidade da educação em Alcântara (MA)

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA), realizará escuta pública para discutir a qualidade da educação básica no município de Alcântara, no Maranhão. O evento ocorrerá na quinta-feira (11), das 08h às 11h, no auditório do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) de Alcântara. Para quem deseja participar da audiência oralmente, o MPF disponibilizará, no dia da audiência, um formulário de inscrição no qual o participante deve preencher com as seguintes informações: nome; número de documento de identificação; endereço eletrônico; e telefones para contato.

O objetivo principal é apresentar o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) e inserir a sociedade na discussão sobre o tema. A escuta pública também será um espaço para apresentar o panorama da educação básica no município. As informações e dados colhidos auxiliarão o Ministério Público a buscar a melhor maneira para solucionar os problemas enfrentados por alunos, professores, servidores e gestores.

De acordo com o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado pelo Ministério da Educação, a cidade atingiu apenas 4,4, quando o ideal é de, no mínimo, 6 (em uma escala de 0 a 10). O Ideb é calculado com base no fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) e na média de desempenho das avaliações de língua portuguesa e matemática obtidas na Prova Brasil (municípios) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (estados).

MPEduc – O projeto Ministério Público pela Educação tem por objetivos principais fiscalizar a execução de políticas públicas de educação; verificar a existência e efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação; e levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e seu dever para que esse serviço seja adequadamente ofertado.

Como funciona – De maneira simplificada, o MPEduc é realizado em três etapas:

  1. diagnóstico das condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico;
  2. apresentação de medidas corretivas aos gestores públicos; e
  3. prestação de contas à sociedade das providências adotadas e dos resultados obtidos.

A primeira fase consiste em colher informações sobre diversos aspectos das escolas, como alimentação, transporte, aspectos pedagógicos, inclusão, estrutura física e outros; e sobre o funcionamento dos conselhos sociais: Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CACS-FUNDEB).

As informações para auxiliar na atuação dos procuradores que atuam no MPEduc são obtidas por meio do preenchimento eletrônico de questionários, a serem respondidos por representantes das escolas e dos conselhos e pelo gestor municipal; de escutas públicas com a participação da sociedade; e de visitas às escolas.

Os dados são analisados e convertidos em um diagnóstico da rede escolar. Com base nesse diagnóstico, o Ministério Público adotará as providências que entender necessárias para que os problemas sejam solucionados. Ao final dos trabalhos, são promovidas novas escutas públicas para informar à sociedade sobre todas as providências adotadas e os resultados obtidos.

Escuta pública inicial do projeto MPEduc em Alcântara (MA)

Data: 11/09/2025

Horário: das 08h às 11h

Local: Auditório do Ifma (Campus Alcântara)

Endereço: Rua do Forte (Rua da Baronesa), S/Nº, Centro – Alcântara (MA)