Motorista é flagrado pela PRF com 47 comprimidos de ‘rebite’ na BR-316

Na manhã da última sexta-feira (18), uma equipe PRF realizava fiscalização no km 159 da BR- 316, no município de Araguanã/MA, quando deu ordem de parada a um caminhão cujo condutor portava 47 comprimidos de substância análoga à anfetamina.

O motorista já havia negado aos policiais sobre existência de alguma substância proibida no veículo, porém durante busca pessoal, foram encontradas com ele quatro cartelas contendo 47 unidades da droga popularmente conhecida como ‘rebite’, de nome comercial nobésio extra forte. O motorista informou o local da compra dos comprimidos e quanto pagou por eles.

Ele também não comprovou o tempo necessário de descanso, pois o disco diagrama de seu registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo) encontrava-se sem o intervalo de oito horas ininterruptas nas últimas 24h no momento da fiscalização, infringindo o artigo 67-C do CTB.

Apesar de ter uso principal no combate à obesidade, as anfetaminas, que têm sua comercialização regulamentada ou proibida pela ANVISA, a depender da substância presente no seu princípio ativo, são comumente utilizadas por motoristas profissionais com prazos curtos de entrega. O efeito imediato da anfetamina é a supressão de sono, a fim de sustentar longos períodos sem dormir, sendo comuns os casos em que estes condutores permanecem mais de 24 horas dirigindo ininterruptamente.

Diante do exposto e considerando as substâncias apreendidas, o fato foi enquadrado como porte de drogas para consumo. Foi lavrado o respectivo TCO e o condutor se comprometeu a comparecer em juízo.