Plantão

Motociclista embriagado e sem habilitação é detido pela PRF, em Araguanã-MA

Na noite desse domingo (24), o condutor de uma motocicleta, que estava extremamente embriagado e não era habilitado, foi detido durante comando de fiscalização de alcoolemia realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-316, em Araguanã/MA.

Os policiais realizavam ações de fiscalização dentro da Operação de Segurança Viária, devido ao Festival do Peixe (um tradicional evento que acontece anualmente na região), quando abordaram uma motocicleta CG 160, conduzida por um homem de 38 anos.

Durante a fiscalização, vários sinais de embriaguez foram constatados de imediato, como odor etílico, olhos avermelhados, vestes em desordem e desorientação. Além dos sinais, três latas com cerveja foram encontradas na mochila do condutor. Ao ser realizado o teste com o etilômetro, o resultado apresentou 1,25 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões (mg/L), restando configurado o crime de conduzir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool – Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além do crime de embriaguez na condução de veículo automotor, foi identificado, através de consultas nos Sistemas da PRF, que o homem não tinha CNH, ou seja não era habilitado para a condução da motocicleta. Tal circunstância, aliada à embriaguez, deixou claro o perigo gerado pela ação do condutor, que foi enquadrado em mais um crime previsto no CTB: dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação, gerando perigo de dano – Art. 309.

Diante da ausência de condutor habilitado e devido ao fato de a moto não estar devidamente licenciada, além de ter sido verificado que alguns equipamentos obrigatórios estavam em desacordo com a legislação, a motocicleta foi removida ao pátio da PRF. 

O condutor detido foi encaminhado à Delegacia Regional de Policia Civil, em Zé Doca/MA, para as providências necessárias.