Moradores do Centro Histórico recebem ações de saúde do SESI em parceria com a Câmara dos Vereadores
Serviços gratuitos nas áreas de odontologia, pediatria, clínica geral e oftalmologia, além de exames laboratoriais e eletrocardiograma foram realizados pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA) em parceria com a Câmara Municipal de São Luís em uma ação de promoção da saúde em comemoração ao mês da Mulher.
As unidades móveis de saúde da entidade do Sistema FIEMA ocuparam toda a área do estacionamento interno da Câmara para os atendimentos, que se somaram aos serviços disponibilizados pelo órgão municipal, como cardiologia, fonoaudiologia e massoterapia.
“O SESI está aqui, hoje, na Câmara Municipal de São Luís, ocupando esse espaço do Centro Histórico, com um projeto que contribui com políticas públicas para a região. Essa é uma ação de saúde, voltada para as mulheres que moram no entorno da Câmara, para as colaboradoras do órgão e, também, para a comunidade em geral”, disse Lenildes Barbosa Silva, assessora técnica do SESI-MA.
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), fez questão de percorrer todas as tendas e unidades móveis durante a prestação dos serviços. “O atendimento do SESI é um sonho, um sonho que a gente queria poder transferir para o poder público. Nesse momento, eu quero agradecer ao presidente [da FIEMA] Edilson Baldez, à coordenação do SESI, dizer que nós, homens, estamos pegando a carona com as mulheres, porque essa é uma ação em nome da mulher”, declarou o líder do legislativo municipal, e acrescentou: “nós estamos muito felizes pelo tratamento dispensado aos moradores do entorno e aos nossos funcionários, hoje”.
A profissional autônoma, Layane dos Santos Câmara, foi uma das atendidas na ação. Moradora do Centro da cidade de São Luís, ela destacou a facilidade de acesso e a rapidez na prestação dos serviços que precisava para ela e para a filha. “Aqui tem especialistas que são difíceis encontrar na comunidade, em bairros. Eu trouxe minha filha, ela tem dois anos, é a Helena. Acabei de consultar ela no pediatra e foi completamente incrível. Achei a especialista e a recepção ótima, trata a criança de uma forma incrível. Ela consultou, passou exames. Agradeço demais a oportunidade de eles trazerem esses serviços para a comunidade”.
A vendedora ambulante Terezinha de Jesus dos Santos, 58, trabalha na calçada do projeto Reviver há cerca de 40 anos, vendendo bebidas. Mora na Rua do Giz, perto do Convento das Mercês, e soube da ação do SESI e da Câmara pelo grupo de WhatsApp da comunidade. “Vim me consultar com um dentista. Preciso de uma requisição para refazer os meus dentes, para fazer uma ‘peça’. Aproveitei e trouxe a família toda: filha, neta, neto, bisneta. E tá tudo bom, estou gostando muito”.
Os atendimentos foram realizados das 7h às 17h.