Moradores da área Itaqui-Bacanga visitam Vagão Social e serviços oferecidos pela Estação Ferroviária

Cerca de 40 lideranças e moradores da região Itaqui-Bacanga visitaram, a convite da Vale, a Estação Ferroviária de São Luís. Na ocasião, conheceram de perto o Vagão Social que oferece serviços de saúde, entretenimento e informação durante as viagens regulares do trem; e ainda, os serviços, percurso e detalhes da operação do Trem de Passageiros e da mineradora, instalada no bairro do Anjo da Guarda.

“O objetivo da ação foi aproximar lideranças e moradores do que existe aqui, na vizinhança deles há quase 40 anos. Apesar de muitos morarem na região ou verem a Estação no dia a dia, muitos ainda não entraram ou viajaram no Trem de Passageiros, por exemplo”, afirmou Ivoneide Aquino, coordenadora da Estação Ferroviária da Vale.

O Maranhão é um dos poucos estados do Brasil atendidos por um trem de passageiros de longa distância, percorrendo cerca de 900 quilômetros e interligando São Luís ao sudeste do Pará. Por ano, são transportados cerca de 300 mil passageiros.

Para Joanne Santos, moradora da região Itaqui-Bacanga, a experiência despertou curiosidade. “Foi uma experiência muito positiva. Nunca havia entrado no trem. Só olhava ele passar aqui no bairro e nem sabia qual era o destino final. Agora estou curiosa para fazer minha primeira viagem”.