Moradora do Itaqui-Bacanga é a maquinista mais jovem da ferrovia Carajás aos 20 anos
Gabrielle Costa, maranhense, com apenas 20 anos, é a mais jovem maquinista da Estrada de Ferro Carajás e de toda a Vale. Moradora da região Itaqui-Bacanga, ela entrou na Vale em 2020 por meio do processo de trainee operacional e após um ano como oficial de operações, realizou seletivo interno para a vaga de maquinista, obtendo nota máxima. Após a fase de treinamento prático, que durou cerca de três meses, no fim de março, a jovem foi promovida a maquinista de pátio, onde realiza manobras dentro da área de empresa, em São Luís.
Neste dia 30 de abril, sábado, é comemorado do Dia do Ferroviário, data que costuma mexer com orgulho dos profissionais da área. Para a jovem, é o primeiro de muitos.
Emocionada com a recente promoção, Gabrielle relembra a primeira vez que conduziu sozinha uma locomotiva, que chega a ter 63 vezes a potência de um carro popular.
“Quando movimentei o trem pela primeira vez, não consegui conter as lágrimas. Circulei emocionada pelo pátio, agradecendo por esse sonho realizado ali, naquele momento”, comenta Gabrielle.
Diversidade, equidade e inclusão
A Vale tem o objetivo de se tornar cada vez mais diversa, equânime e inclusiva, oferecendo um ambiente de trabalho no qual os empregados sejam respeitados e valorizados, independente de raça, etnia, gênero, orientação sexual, origem ou deficiência.
As mulheres vêm ocupando seu espaço e hoje são aproximadamente 19% da força de trabalho global da empresa, que tem como meta chegar a 26% até 2025. Em posições de liderança sênior, o percentual chegou a 20,5% de representatividade feminina no início deste ano, um aumento de 65% comparado a 2019.
Se você se interessou pela história da Gabrielle e também quer fazer carreira na Vale, acesse o site e veja as vagas disponíveis em www.vale.com/oportunidades
Em 2021, a Vale manteve 14 mil empregos próprios e terceiros permanentes no estado. Para saber mais sobre a atuação da empresa Maranhão, acesse www.vale.com/ma