Giro de Noticias

MOB prossegue cadastramento do Programa Travessia para autistas

“O Programa Travessia é uma benção. Eu o conheci por uma amiga e hoje meu filho vai poder utilizar. Eu fico muito feliz, pois é bastante cansativo me deslocar com ele de ônibus, várias vezes na semana, para as terapias. É muito bom saber que vamos ter o conforto e a segurança deste serviço”, disse a dona de casa Cássia Regina, de 32 anos, que, nesta quarta-feira (16), cadastrou o filho, Anthony Davi, de três anos, no programa. 

Ação do Governo do Estado, executada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o programa passou a atender autistas em maio e prossegue com vagas para cadastramento.

O cadastro pode ser feito pelo telefone (98) 99104-4823; ou no email: cadastro.travessia@mob.ma.gov.br. Após este processo, o agendamento é feito em até 48 horas. O serviço funciona das 8h às 20h, buscando o público em suas residências e levando às atividades, que podem ser de trabalho, educação, saúde e lazer. O veículo, do tipo van, é adaptado e possui 16 lugares para transporte do usuário e seu acompanhante. 

Iniciado em maio, o Programa Travessia, na modalidade Neurodiversidade, que atende crianças e jovens autistas, já contabiliza cerca de 80 cadastrados e mais de 600 viagens realizadas. A ação é um dos mais significativos projetos de inclusão do Governo do Estado e garante o ir e vir de milhares de pessoas com deficiência no Maranhão, destaca o presidente da MOB, Adriano Sarney.

“O Programa Travessia é uma das mais destacadas políticas públicas, mantidas pelo Governo do Maranhão, e que, de fato, tem significativo reflexo na vida de quem utiliza. Sabendo desta importância, ampliamos a ação para atender crianças e jovens autistas e o resultado foi uma grande procura pelo serviço. Temos a satisfação de dizer que vamos expandir, novamente, esta modalidade e garantir que mais pessoas sejam incluídas”, pontuou Adriano Sarney.

Para a diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho, o programa consolida a política de inclusão do governo. “O Programa Travessia permite que as pessoas com deficiência possam chegar à reabilitação, terapias, educação, possam desfrutar do lazer e da cultura, proporcionando melhor qualidade de vida”, avaliou.

Inclusão
O Programa Travessia garante o transporte gratuito, porta a porta, e mais condições de mobilidade para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes e agora, para autistas. São mais de 10 mil cadastrados, entre usuários fixos e casuais, nas modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade, Travessia Saúde e Travessia Neurodiversidade. Criado em 2016, o programa está presente em 46 cidades do Maranhão.