Milhares de profissionais da educação participam de novo Webinário Formativo do Pacto sobre alfabetização

“Alfabetização no Contexto do Ensino Remoto no Território Maranhense: desafios e possibilidades” é tema de diversos webinários que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem promovendo, visando ao fortalecimento da aprendizagem. Na quinta-feira (5), mais de 4 mil pessoas participaram, simultaneamente, de mais um Webinário, desta vez com a participação de Cecília Maria Aldigueri Goulart, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento foi transmitido pelo canal YouTube da Seduc, às 15h.

O Webinário foi destinado a professores, gestores escolares e secretários municipais do Maranhão e contou com a participação da professora Francisca Passos, assessora da Secretaria Adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem (SAGEA) da Seduc, que atuou como mestre de cerimônia. Participou, também, a professora Joelma Reis Correia, do Departamento de Educação I, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que mediou o evento.

Antes da palestra da professora Cecília Goulart, o governador Flávio Dino, por meio de vídeo, deu boas-vindas aos participantes e em um dos trechos destacou que, mesmo diante da pandemia, é essencial dar sequência aos processos educativos, mantendo o vínculo das crianças e dos adolescentes e levando esperança a todos.

“Precisamos nos manter fortes, animados, unidos e, sobretudo, comprometidos com o presente e o futuro das nossas crianças e jovens. Foi com esse compromisso que decidimos manter a agenda formativa do Pacto Pela Aprendizagem, que conta com a participação ativa de milhares de professores e professoras de todos os nossos municípios. Temos um grande desafio: promover a alfabetização de todas as crianças do território maranhense e garantir que elas sigam aprendendo ao longo de toda a escolarização. Nesta oportunidade, venho parabenizar todos pelo envolvimento, pelo intercâmbio de saberes e experiências. Precisamos de mais, teremos mais, juntos seremos capazes de alfabetizar todos os meninos e meninas nosso belo Estado do Maranhão”, frisou o governador Flávio Dino.

A professora Cecília Goulart agradeceu os organizadores do evento e aos professores que participaram do Webinário e em seguida elogiou as ações do Governo do Estado para garantir educação de qualidade a todos os estudantes maranhenses.

“Eu quero começar agradecendo o convite para estar aqui falando para essa população pedagógica do Maranhão. É com uma emoção muito grande, principalmente por falar depois do governador Flávio Dino, que também é professor. Ele que tem se esforçado para realizar um trabalho de valorização do professor. As ações de seu governo têm corrido o Brasil inteiro, como uma mostra de que é possível melhorar a educação”, expressou Cecília Goulart. 

Cecília Goulart ministra aulas há 54 anos e, durante o Webinário, abordou diversos aspectos sobre educação, dando destaque para a função social da escola e as possibilidades de pensar o trabalho pedagógico neste período de pandemia. 

“É um momento muito crítico, mas nós precisamos continuar o trabalho. A escola tem ocupado um papel importante e, de repente, se destacou com um potencial organizador muito grande, mas que a gente não sabe bem como articular a escola na relação com as comunidades onde essas escolas estão implantadas. Então, é neste tempo que nós temos que pensar em novas perspectivas”, defendeu Cecília Goulart.

Valeriano Sá chamou a atenção para a iniciativa do Governo do Estado pela realização do evento. “Parabéns pela atitude da Secretaria de Educação, por esse momento de reflexão, análise, orientações e também interação com outros municípios e demais educadores”, elogiou.

O Webinário faz parte do Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem e é realizado em parceria com a Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Fundação Vale, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/BRASIL), Instituto Natura e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).