O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Milhares de pessoas se divertem na primeira noite de folia na Cidade do Carnaval que recebe neste sábado (15) grandes nomes do samba

A noite de abertura da Cidade do Carnaval, circuito popular montado pela Prefeitura de São Luís ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, foi embalada por muito samba, pagode e sertanejo, combo musical que atraiu a atenção de milhares de foliões provenientes de diversos bairros da capital. O grupo Argumento, a banda Menos é Mais e a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano esquentaram a sexta-feira (14) com performances apoteóticas sobre o palco armado na estrutura erguida na Praia Grande.

Neste sábado (15), tem mais festa na Cidade do Carnaval, com as apresentações de Os Tropix, às 19h, Xande de Pilares (21h), Alexandre Pires (23h) e, logo depois, o Bicho Terra (1h), encerrando a programação deste fim de semana.  

A largada da programação que dinamiza o pré-Carnaval na ‘Ilha do Amor’ foi dada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura. Entre outros, estavam presentes o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, a primeira-dama, Graziela Braide, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos e a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri. 

Eduardo Braide frisou que o circuito foi inaugurado com chave de ouro e destacou vantagens como tranquilidade e segurança. “O nosso espaço é monitorado o tempo todo e o público, por sua vez, passa por revistas logo na entrada. Pensamos em uma estrutura para que todos possam se divertir com tranquilidade e segurança. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para muitos poderem faturar, pois há os que se dirigem para cá visando à geração de renda. Nós disciplinamos o comércio informal justamente por isso. Hoje é a primeira noite e vamos ter muito mais pela frente. Sejam todos bem-vindos”, convidou Braide.

Maurício Itapary, por sua vez, enfatizou o propósito da iniciativa. “Para que as famílias e o público em geral pulem o pré-Carnaval à vontade e de graça. Este evento foi organizado com todo o carinho para as famílias ludovicenses”, disse. 

Presente no circuito, o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, informou que uma ação de boas-vindas foi realizada no Terminal Rodoviário com apresentações de blocos, distribuição de mapas turísticos e orientações diversas, tudo para que os visitantes sejam direcionados aos pontos de folia, como é o caso da Cidade do Carnaval. 

“Além disso, nós também iniciamos ações nos postos de informação turística em 10 hotéis da capital maranhense. Neste sábado (15), daremos continuidade a esse trabalho, bem como o faremos ao longo de todo o período de pré-Carnaval e Carnaval”, informou Saulo Santos. 

Samba, pagode e sertanejo

O desfile de atrações na Cidade do Carnaval começou por volta das 19h. A equipe da Prefeitura apostou na junção de gêneros musicais cultuados na maior parte do país. A primeira foi o grupo local Argumento, bastante conhecido na cidade e capitaneado pelos vocalistas Victor Hugo e Nenzinho. 

A banda, reconhecida por sua relação direta com o samba e o pagode, apresentou repertório eclético com clássicos e fez o público cantar e dançar. Era o aquecimento da plateia para a atração seguinte: o grupo Menos é Mais. O vocalista Victor Hugo, da banda Argumento, resumiu. “É um grande prazer abrir essa festa grandiosa representando a prata da casa. Que bom que começamos com os ritmos mais populares do Brasil”, enalteceu o vocalista.

Menos é Mais entrou com tudo, para o delírio da plateia. Os músicos Duzão (voz), Gustavo Goes (percussão), Paulinho Félix (percussão) e Ramon Alvarenga (percussão), que acumulam bilhões de visualizações no YouTube, agitaram o mar de foliões, que se posicionaram de frente para o enorme palco e não arredaram o pé. A banda, que virou um fenômeno do pagode com uma gravação simples das músicas ‘Melhor Eu ir’, ‘Ligando os Fatos’, ‘Sonho de Amor’ e ‘Deixa eu te querer’, retribuiu à altura. 

“Sou louca por Menos é Mais. Por isso, vim hoje, pois é um show de graça e isso faz toda a diferença. Isso aqui é um espetáculo”, disse a estudante universitária Maria Helena Rangel.

A temperatura da folia subiu ainda mais com a chegada da dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, chamada ao palco em alto e bom som pelo prefeito Eduardo Braide. Os artistas, que fizeram uma pausa nos shows no ano passado, mostraram que o retorno às atividades é como voltar aos braços dos fãs depois de muita saudade. 

Donos de hits como ‘Gole de Fraqueza’, ‘Ensaio de felicidade’, ‘Barulho do foguete’, ‘Numa pancada’, ‘Ai é loucura’, ‘Querendo eu’, ‘Garotinha’ e ‘Ressaca de ontem’, os cantores chegaram distribuindo simpatia e recebendo aplausos calorosos da plateia.  

“É um prazer poder estar aqui. Acho que a última vez que cantamos para São Luís foi antes da pandemia e a gente já estava com saudade desse povo maravilhoso. Por isso, trouxemos um repertório especial para podermos matar a saudade e fazer todo mundo se apaixonar. Queríamos agradecer por tudo que os maranhenses fizeram e fazem pela nossa carreira”, disse Zé Neto, falando com a contribuição de Cristiano. 

Os fãs não desgrudaram os olhos do show. Silvia Reis, recém-formada em Pedagogia, contou que foi com o namorado para comemorar a nova fase da vida profissional dela. “Vim comemorar meu novo emprego com o Breno (namorado), pois nossa relação começou ao som de uma música de Zé Neto & Cristiano. É muito amor envolvido”, festejou. 

Segurança

Na Cidade do Carnaval, a Prefeitura de São Luís montou rigoroso esquema de segurança. Logo na entrada, o público passa por revista e ninguém consegue entrar portando garrafas de vidro. 

Toda a área ganhou iluminação especial e o perímetro do evento é vigiado por equipes posicionadas em torres de monitoramento, que abrigam policiais militares, civis, guardas municipais e bombeiros. Há, ainda, central de videomonitoramento com reconhecimento facial. Dois postos médicos bem amplos estão equipados para atendimentos de emergência e recebem suporte de duas ambulâncias. 

A secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri, lembrou que os postos médicos tiveram sua capacidade ampliada de atendimento, com enfermeiros, médicos e equipamentos modernos. “Entre outras coisas, nossas equipes estão fazendo a distribuição de preservativos e alertando para as doenças sexualmente transmissíveis”, informou. 

O circuito dispõe, ainda, de praça de alimentação com comerciantes cadastrados pela Blitz Urbana, garantindo serviços seguros e dentro das normas sanitárias. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) atuam orientando motoristas, reforçando a sinalização e garantindo a fluidez do tráfego. A avenida principal da Praia Grande opera normalmente, assegurando o acesso facilitado ao evento. 

Confira a programação deste sábado (15) 

19h – Os Tropix

21h – Xande de Pilares

23h – Alexandre Pires

01h – Bicho Terra 

*Abertura e intervalos: Karley Andrey