O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Micro e pequenos negócios ganham força com parceria entre Sebrae e BRK no Maranhão

Iniciativa do Sebrae com a BRK qualifica empresas locais para atender à cadeia de suprimentos e estimular desenvolvimento econômico

A integração entre grandes empresas e fornecedores locais é uma das estratégias mais eficazes para promover o desenvolvimento econômico sustentável, gerar empregos e fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas. Essa aproximação cria oportunidades concretas de negócios, estimula a inovação e impulsiona cadeias produtivas regionais, beneficiando diretamente a economia e a comunidade.

Com esse propósito, o Sebrae Maranhão, em parceria com a BRK e o BID Invest, realizou, na última terça-feira (12), o lançamento do Projeto BRK Parceiros, no Sebrae Jaracaty, em São Luís. A iniciativa integra o Programa Conexões Corporativas do Sebrae, que atua para aproximar pequenos negócios de grandes empresas, criando relacionamentos sustentáveis e mutuamente vantajosos. No Maranhão, a ação vai beneficiar 22 micro e pequenas empresas da Ilha de São Luís, especialmente dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, que serão qualificadas para atender às demandas da cadeia de fornecimento da BRK.

“Essa parceria com a BRK é estratégica para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Maranhão. Nosso objetivo é criar oportunidades concretas para os empreendedores locais, integrando-os à cadeia de suprimentos da empresa e fortalecendo a economia regional. Esperamos que essa iniciativa gere resultados significativos, com crescimento para as micro e pequenas empresas, mais empregos e maior inserção do empreendedor maranhense em projetos de grande porte. Acreditamos que ações como essa são fundamentais para transformar oportunidades em resultados reais para nossa comunidade”, avaliou Celso Gonçalo, presidente do Sebrae Maranhão.

O diretor de Contratos da BRK Maranhão, Otávio Junqueira, destacou que o Programa BRK Parceiros é essencial para o fortalecimento da economia e para o avanço do saneamento na região. “Estamos iniciando a Fase 2 dos nossos investimentos e, para isso, precisamos de fornecedores locais que sejam mais do que empresas contratadas: buscamos parceiros estratégicos, comprometidos em caminhar conosco nesse desafio. Queremos desenvolver fornecedores que não atuem apenas para a BRK, mas que também estejam preparados para aproveitar outras oportunidades de mercado, fortalecendo a rede produtiva e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e de toda a Ilha de São Luís”, afirmou.

Os empreendedores que participaram do lançamento ressaltaram a importância da aproximação com a BRK e das oportunidades geradas pela iniciativa. Para Christiano Costa, da Sansupply – Soluções em Energia Solar, o evento foi um momento de prospecção e conexão. “Hoje estamos conhecendo melhor a BRK para entender as oportunidades que a empresa, com o apoio e a articulação do Sebrae, pode oferecer. Nossa expectativa é identificar de que forma podemos nos conectar a essas demandas e, assim, transformar essas possibilidades em negócios concretos com grandes empresas do estado”, afirmou.

Já Adriano Souza, da LG Válvulas e Bombas, reforçou a relevância do encontro para estreitar parcerias já consolidadas. “Este evento é muito importante, pois reforça uma parceria que já temos com a BRK há bastante tempo. Nosso relacionamento comercial é de longa data e é sempre positivo acompanhar de perto as iniciativas e oportunidades que a empresa apresenta”, destacou.

Com duração prevista de 16 meses, o projeto vai oferecer às empresas selecionadas um ciclo de consultorias em gestão, marketing, acesso a crédito, ESG, inovação e expansão de mercado, preparando-as para atender grandes demandas com qualidade, prazo e competitividade.

“É o momento de celebrar uma parceria estratégica com a BRK, empresa de saneamento, que envolve os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Essa iniciativa faz parte do programa de Conexões Corporativas, que visa, sobretudo, fortalecer a presença, gerar oportunidades e ampliar a participação dos pequenos negócios maranhenses na cadeia de suprimento da BRK. Estamos falando de oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento para os empreendedores locais”, destacou Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão.

Além de capacitações e consultorias, a parceria inclui rodadas de negócios, permitindo que micro e pequenos empresários apresentem seus produtos e serviços diretamente aos gestores da BRK.

Sobre o Projeto Conexões Corporativas 

Nacionalmente o programa Conexões Corporativas, do Sebrae, já investiu R$ 398 milhões e gerou mais de R$ 10 bilhões em negócios no país, impactando 1,6 milhão de empresários e atendendo 141 mil pequenos negócios. Com 541 grandes empresas parceiras e presença em todos os estados, a iniciativa aumentou competitividade, produtividade e faturamento, além de reduzir produtos não conformes e grau de deficiência.