Micro e pequenas indústrias podem aumentar a sua competitividade com o Procompi
SÃO LUÍS – O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) tem se destacado como uma iniciativa crucial para o desenvolvimento industrial no Brasil. No Maranhão, o programa tem desempenhado um papel vital na transformação e modernização das micro e pequenas indústrias, promovendo a competitividade e a inovação. O Procompi está com vagas abertas e os empresários interessados podem inscrever suas empresas até o dia 20 de agosto. O Procompi é subsidiado pela FIEMA e pelo SEBRAE Nacional, restando contrapartida simbólica por parte do empresário. Os interessados podem se inscrever pelo link https://forms.office.com/r/ZwhtmT06Ba.
O Procompi é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa visa aumentar a competitividade das micro e pequenas indústrias por meio de ações que promovem a inovação, a melhoria da gestão empresarial e o aumento da produtividade.
No Maranhão, o Procompi tem sido um motor de crescimento para diversas indústrias locais. Por meio de projetos específicos, o programa tem ajudado empresas a adotarem novas tecnologias, melhorarem seus processos produtivos e expandirem seus mercados. A FIEMA e o SEBRAE-MA são os principais parceiros locais na implementação das ações do Procompi.
Empresas maranhenses que participaram do Procompi relataram significativas melhorias em suas operações. Os setores Gráfico e de Reparação de Veículos foram os que participaram da 4ª edição do programa, que está com inscrições abertas para a próxima edição.
Thiago Pontes, assessor da FIEMA responsável pelo relacionamento com sindicatos patronais, explicou que o objetivo do Procompi é aprimorar o processo de gestão das empresas maranhenses selecionadas por meio de ferramentas de gestão ágil para modelagem de processos organizacionais, bem como o desenvolvimento de capacitação empresarial e realização de consultoria associada a processos de implementação e controle e feedback assertivos junto aos gestores.
As inscrições para o Procompi estão abertas. Podem participar empresas de diversos setores localizadas na Ilha de São Luís, que são microempreendedores individuais (MEI), micro ou pequenas empresas. O Procompi tem prazo de vigência de 12 meses, a contar da data de aceite da empresa. Além disso, as ações têm uma carga horária total de 28h individuais por empresa e 12h de capacitação coletiva.
A necessidade de maior acesso a financiamento e a capacitação contínua dos empresários são pontos críticos para garantir a sustentabilidade dos resultados empresariais alcançados. No entanto, as oportunidades são vastas, especialmente com a crescente demanda por produtos locais e a abertura de novos mercados. É por isso que o Procompi atua em três grandes áreas temáticas: Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente e Digital. Nas áreas temáticas são contempladas ações de acesso ao mercado e ao crédito, desenvolvimento empresarial, redução de custos de produção, atendimento digital, avaliação 360º, consultoria digital e transformação digital do negócio.
HISTÓRICO – O convênio entre CNI e SEBRAE existe desde 2000, quando 2.520 empresas foram atendidas com 150 projetos. Os recursos investidos naquela edição do Procompi foram da ordem de R$ 23,5 milhões. Entre 2016 e 2020, a iniciativa aumentou a produtividade das empresas em 25%; 55% delas implementaram ações de produtividade; 35% tiveram produtos, serviços ou processos novos ou aperfeiçoados; 37% atendidas pelos projetos de competitividade implementaram ações de meio ambiente e 22% tiveram redução de custos. Todos os resultados em nível nacional ficaram acima das metas estabelecidas.