Mesa Diretora encaminha 3 proposições da área de Saúde ao Executivo
A área da Saúde foi pauta de discussão na sessão híbrida ordinária da Câmara de São Luís que aconteceu nesta manhã (25). Como resultado, a Mesa Diretora da Casa Legislativa encaminhou três proposições parlamentares ao Executivo.
Uma das solicitações foi realizada pelo vereador Nato Junior (PDT), por meio do Requerimento nº. 897/22. No documento, o parlamentar sugeriu ao governo municipal que realize estudos para verificar a possibilidade de implantação do serviço de agendamento e/ou remarcação de consultas e exames na rede municipal de saúde via aplicativo Whatsapp.
“Os serviços públicos devem buscar constante aperfeiçoamento. Tendo por base que o aplicativo de mensagens Whatsapp é um dos mais populares do mundo, com larga difusão e de fácil acesso, e entendendo ainda que o agendamento ou a remarcação de consultas são bastante penosos à população, devido aos horários e deslocamentos necessários para tal, é de relevante pertinência a realização de estudos para posterior implementação do serviço por meios eletrônicos. O objetivo é agilizar o trabalho e melhorar o atendimento à nossa população. A nossa contribuição também se pauta pela inclusão, já que as comunidades surdas e/ou cegas merecem, igualmente, a oportunidade de serem atendidas pelo serviço”, explicou Nato Júnior.
Outro pedido da área de Saúde encaminhado à Prefeitura de São Luís foi o realizado pelo vereador Daniel Oliveira (PL). Por meio do Requerimento nº. 850/22, o parlamentar solicitou que fosse remanejada a ambulância que dava apoio no transporte de pacientes ao Centro de Saúde Nazaré Neiva, localizado no bairro São Raimundo. “O retorno da ambulância é de extrema importância para a comunidade, uma vez que é um suporte aos atendimentos de emergência e urgência em Saúde daquela população”, justificou Oliveira.
Também houve o encaminhamento de uma proposição referente à área de Saúde para o Governo do Estado do Maranhão. O contemplado com a ação foi o vereador Raimundo Penha (PDT) que, por meio da Indicação nº. 110/22, solicitou ao Executivo que fossem adotadas medidas no sentido de disponibilizar a carreta da mulher e o mamógrafo itinerante para o bairro do São Bernardo, localizado em São Luís.