Mesa Diretora do Judiciário dialoga com equipes do polo judicial de Caxias
No segundo dia do programa Encontros Regionais promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) no polo judicial de Caxias, os membros da Mesa Diretora do Judiciário estadual, desembargadores José de Ribamar Froz Sobrinho (presidente), José Luiz Almeida (corregedor-geral) e José Jorge Figueiredo dos Anjos (corregedor-geral do Foro Extrajudicial), reuniram-se com magistrados, magistradas, servidores e servidoras da região, para dialogar sobre estratégias e práticas para aprimorar a administração e a eficiência da prestação jurisdicional, nesta terça-feira (8/4).
A quarta edição do programa “Encontros Regionais” reúne juízes, juízas, servidores e servidoras que atuam nas comarcas de Caxias, Codó, Coelho Neto e Timbiras, que participam de palestras, oficinas, capacitações e discussões voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços e à proximidade com a administração, com a participação dos juízes auxiliares da Presidência Tereza Nina, Gladiston Nascimento e José Jorge Figueiredo dos Anjos Junior.
A imagem mostra um grande grupo de pessoas reunidas em uma sala ampla, parecendo posar para uma foto formal. As pessoas estão bem vestidas, em trajes sociais, sugerindo que o evento tem um caráter profissional ou comemorativo. O espaço está decorado com balões nas cores laranja e verde, o que reforça a sensação de celebração ou ocasião especial.
O desembargador Froz Sobrinho ressaltou que o encontro é marcado pelo sentimento de acolhimento, diálogo, troca de experiências e estratégias para alcançar o Prêmio Diamante e aprimorar as formas de trabalho, destacando a valorização das pessoas – magistrados, servidores e cidadãos – como principal ferramenta de trabalho, além da importância de preparação, capacitação e compreensão mútua para a resolução de conflitos, com foco na efetividade da justiça além da sentença judicial.
O presidente apresentou medidas da Administração como a priorização da regularização fundiária, combate ao sub-registro civil, a convocação de novos juízes e servidores aprovados em concurso público, e reforçou a ideia de equipe e trabalho conjunto para alcançar os melhores resultados e atender as demandas da população.
Na última sexta-feira, 4 de abril, homologuei o resultado final da Gratificação por Produtividade Judiciária (GPJ) 2024. Parabenizo, com entusiasmo, as servidoras e os servidores das unidades vencedoras pelo empenho, comprometimento e responsabilidade demonstrados no cumprimento das metas estabelecidas. O desempenho de todos reforça o compromisso do Judiciário maranhense com a excelência na prestação jurisdicional. Seguimos firmes na valorização do esforço coletivo e na construção de uma Justiça mais eficiente, célere e próxima da sociedade", enfatizou.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, falou de projetos desenvolvidos em parceria entre o Tribunal e a Corregedoria, que já têm apresentado resultados de melhoria nos dados de produtividade, resultado da união de esforços para enfrentar dificuldades que impactam nos serviços.
A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em um auditório ou sala de conferências, ouvindo atentamente um palestrante que está em pé na frente da sala, segurando um microfone e se dirigindo ao público. O local está decorado com balões, e há equipamentos de áudio visíveis, como caixas de som. A plateia, composta por adultos, está organizada em fileiras de cadeiras voltadas para o palestrante, o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida.
Ele destacou a necessidade de direcionamento estratégico alcançar melhores resultados, enfatizando que “o esforço sem direção é um esforço que não nos levaria a lugar nenhum”.
O corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, falou da atuação na área do serviço extrajudicial e destacou a realidade dos cartórios, colocando a Corregedoria do Foro Extrajudicial à disposição para discutir soluções.
A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em um auditório ou sala de conferências, ouvindo atentamente um palestrante que está em pé na frente da sala, segurando um microfone e se dirigindo ao público. O local está decorado com balões, e há equipamentos de áudio visíveis, como caixas de som. A plateia, composta por adultos, está organizada em fileiras de cadeiras voltadas para o palestrante, o corregedor do foro extrajudicial do TJMA, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos
Em reunião com os titulares dos Cartórios Extrajudiciais da região, o desembargador apresentou demandas verificadas em inspeções e discutiu medidas para aprimoramento dos serviços cartorários. “Estamos acompanhando de perto os prazos para migração que foram estabelecidos pelo CNJ para cada uma das atribuições da atividade extrajudicial e contamos com empenho das serventias maranhenses para alcançarmos esse objetivo estabelecido pelo Conselho”, destacou aos titulares dos cartórios.