Mês de férias: Como encarar a rotina de estudos durante essa pausa?

O mês das férias já chegou e com ele um grande embate entre pais e filhos. Continuar ou não com a rotina de estudos? Para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto que pode se tornar delicado, conversamos com a professora Neuza Ribeira, membro do Conselho Universitário Estácio. 

“Essa concepção de estudo nas férias são divergentes no entendimento dos educadores, enquanto uns acreditam que é necessário manter uma rotina outros, entretanto, são contra especialmente quando se trata de crianças”, pontuou a especialista. 

Neuza ainda defende que o momento das férias deve ser aproveitado e preenchido de outras formas, como, por exemplo, vivências que estejam voltadas a brincar livremente, atividades culturais, esportivas e outras opções que sejam saudáveis e seguras para cada faixa etária. 

Em vez de impor uma rotina de estudos durante as férias, prefira um momento mais lúdico, sendo mais significativo para a criança, de uma forma ou de outra, ela vai está absorvendo algum tipo de conhecimento. “Não se pode deixar de estimular a aprendizagem nas férias, mas que seja algo feito com leveza”,  informou. 

Outro ponto a ser tratado é quando falamos de crianças que estão precisando revisar um conteúdo. O momento das férias pode sim se transformar nessa oportunidade, mas lembrando sempre de não transformar essa “pausa” nas brincadeiras em algo enfadonho e em alguns casos, estressante.

Aproveite esse momento para recarregar as energias e construir novas memórias juntamente com o núcleo familiar.