O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
SaúdeÚltimas Noticias

Menopausa e suplementação: conheça os nutrientes certos para aliviar os sintomas

Reposição de vitaminas e minerais pode melhorar sono, humor, ossos e equilíbrio hormonal

Você que é mulher sabe que a menopausa é uma fase natural da vida e é resultante do fim de seus ciclos menstruais como resultado da queda na produção de hormônios como estrogênio e progesterona. Essa mudança hormonal pode trazer alguns sintomas físicos e emocionais que impactam diretamente a qualidade de vida, como ondas de calor, insônia, irritabilidade, ressecamento vaginal, perda de massa óssea e densidade ósseas (osteopenia e osteoporose).

Para enfrentar esse período com mais saúde e equilíbrio, muitas mulheres se beneficiam da suplementação nutricional, que atua como aliada no controle dos sintomas e na prevenção de doenças típicas do climatério.

De acordo com o médico especializado em Saúde da Mulher e coordenador do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Dr. Everardo Cordeiro Filho, a suplementação deve ser individualizada e orientada por um profissional da área de saúde, um médico ou nutricionista: “Durante a menopausa, há maior demanda por certos nutrientes que ajudam a equilibrar o organismo com base na análise do padrão e costumes alimentares de cada mulher e, vale salientar que, a suplementação deve sempre ter como objetivo evitar que a alimentação e o uso de suplementos produzam efeitos positivos e não interajam com qualquer tipo de situação de saúde ou uso de medicamentos. Os exames complementares, de imagem e bioquímicos ajudam a selecionar o que deve ser priorizado para cada mulher”, destaca.

Principais suplementos indicados na menopausa e seus benefícios:

1. Cálcio: Fortalece ossos e dentes, prevenindo a osteoporose, que se torna mais comum após a queda do estrogênio. Deve ser associado à vitamina D para melhor absorção.

2. Vitamina D: Auxilia na absorção do cálcio, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde muscular e óssea. Mulheres acima dos 50 anos geralmente apresentam deficiência.

3. Magnésio: Ajuda no controle do humor, qualidade do sono, saúde cardíaca e na prevenção de cãibras e fadiga. Auxilia também em quadros de ansiedade e irritabilidade.

4. Ômega-3: Anti-inflamatório natural que protege o coração, melhora o humor, reduz ondas de calor e auxilia na saúde cognitiva. Peixes de águas profundas ou cápsulas concentradas.

5. Vitamina B6 e B12: Melhoram o metabolismo, reduzem o cansaço e ajudam na saúde do sistema nervoso. Auxiliam na produção de serotonina, aliviando sintomas de depressão e irritabilidade.

6. Vitamina E: Possui ação antioxidante e contribui para a redução de ondas de calor e suores noturnos. Também ajuda na hidratação e elasticidade da pele.

7. Colágeno: Essencial para a manutenção da firmeza da pele, articulações e cartilagens. A partir dos 40 anos, a produção de colágeno no corpo diminui significativamente.

8. Isoflavonas (fitohormônios): Derivadas da soja, essas substâncias têm ação semelhante à do estrogênio e ajudam a equilibrar os hormônios de forma natural. Principalmente em casos de menopausa precoce ou para mulheres que não podem fazer reposição hormonal tradicional.

Sobre a FACULDADE PITÁGORAS  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho.