O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Esporte

Mempodera realizou campeonato feminino de Wrestling na Creche Cultivar

No último dia 28 de novembro (terça-feira), a Mempodera, organização que possui atuação em Cubatão (SP) e em São Luís (MA) e oferece aulas de Wrestling e inglês para meninas e meninos, buscando promover a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação, realizou o Mini Festival Mempodera, em São Luís. 

“A importância de um evento como esse, é que permite que as meninas aprendam a trabalhar em grupo, a cooperar, e a desenvolver relacionamentos interpessoais saudáveis. Isso é essencial para a vida social e profissional. O mais importante  é que ajuda as meninas a desenvolverem autoconfiança”, destaca Eliana Maria dos Santos Barros, assistente social da Mempodera em São Luís. 

Pela manhã, ocorreu a primeira parte do campeonato, que contou com a participação de 16 atletas, que competiram entre si e foram premiadas com medalhas. No período da tarde, ocorreu mais uma competição, desta vez, com a participação de mais 20 meninas. 

Plateia foi formada por pais e responsáveis

Para as mães e responsáveis, que acompanharam da plateia, foi um momento repleto de emoções. “A competição foi incrível. Esperei muito por esse momento e  para ver as minhas meninas colocando em prática o que já aprenderam. Foi show! Parabéns a todas as meninas e ao grupo Mempodera”, afirma Patrícia Neves Melo, mãe de duas atletas. 

Outras mães também destacaram seus sentimentos em relação ao Mini Festival.  “Gostei muito de ter participado do evento, achei de grande importância essa competitividade entre elas e de um modo agradável e amigável, é isso que as torna pessoas melhores para um mundo melhor”, ressalta Ieda Maria Sena Valente. 

Para Fernanda Silva da Costa, gratidão é a palavra. “Tudo se resume em gratidão. Nesse encontro eu percebi que nossas meninas estão em uma meta que, em pouco tempo de projeto, já dá pra perceber o quanto estão focadas, não só na luta mas também nos seus compromissos e responsabilidades. Sei que elas ainda têm muito que aprender com essa equipe. Sinto muito orgulho de, não só a minha filha, mas sim todas as meninas que conseguem superar seus medos e objetivos, ter confiança e, principalmente, autoestima. Fiquei emocionada em ver que o projeto possui diversas outras meninas, é sinal que a Mempodera está sendo de qualidade”.

O Mini Festival foi uma oportunidade para que as meninas entre seis e 14 anos, que ainda não tiveram a oportunidade de experimentar uma competição oficial de Wrestling, pudessem vivenciar a experiência de uma competição. Foi também um momento de se sentirem empoderadas e fortalecerem vínculos entre si. 

Sobre a Mempodera

A Mempodera é uma organização que oferece aulas de Wrestling e inglês para meninos e meninas de seis a 17 anos, de forma gratuita, desde 2017. O projeto busca a igualdade de gênero por meio do esporte, da educação e do fortalecimento de vínculos. Atuando em  Cubatão (SP) e São Luís (MA), mais de 600 jovens já passaram pela organização e tiveram suas vidas transformadas. Para mais informações, acesse https://www.mempodera.com/