Membros da Administração Superior visitam Núcleo da Defensoria Pública no Itaqui-Bacanga

Para dar efetividade à meta de garantir aos cidadãos de maior vulnerabilidade social acesso mais facilitado ao sistema de justiça, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, visitou nesta terça-feira, 4, o Núcleo da Defensoria Pública do Estado, que funciona no bairro do Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga. A ideia é que também passe a ser oferecido nas dependências do núcleo atendimento do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Estiveram presentes na visita o defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, e os promotores de justiça Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais em exercício, e Carlos Henrique Vieira, diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão.

“Nosso objetivo é estender o atendimento, construindo gabinetes para promotor, defensor e juiz, para que possamos assegurar o atendimento básico, com muito mais rapidez e carinho a população desta área”, afirmou Eduardo Nicolau. “Pretendemos que aqui mesmo o cidadão resolva a sua demanda e não precise se deslocar, muitas vezes sem dinheiro, para o centro da cidade”, acrescentou.

Para o defensor-geral, Alberto Bastos, a população só tem a ganhar com a proximidade entre as instituições. “A aproximação entre os órgãos do sistema de justiça é muito importante. A gente quer facilitar o acesso da população e viabilizar a política pública adequada para os moradores da região, combatendo a desigualdade social”, garantiu Alberto Bastos.

Desde dezembro de 2019, o Núcleo da DPE funciona na área Itaqui-Bacanga, registrando mais de 300 atendimentos por mês. A região concentra uma população estimada de mais de 250 mil habitantes.

OUTROS POSTOS

O Ministério Público do Estado já realizou uma série de tratativas com autoridades e representantes de instituições para implantar nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar outros postos de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.