Médica orienta sobre como manter o corpo em equilíbrio durante o Carnaval
Nesta época de excessos — especialmente alcoólicos —, o fígado, órgão responsável por realizar o detox do organismo, é o que mais sofre. Afinal, é ele quem trabalha duro para metabolizar substâncias tóxicas e manter o corpo em equilíbrio. Para curtir a folia sem prejudicar a saúde, a médica nutróloga Karol Facundo explica como proteger o fígado antes, durante e depois do Carnaval. Algumas substâncias que contribuem para reduzir esses danos podem ser encontradas em farmácias de manipulação.
Karol destaca que tudo o que consumimos passa pelo fígado — da comida à água que bebemos e, claro, o álcool. Para evitar sobrecarga, é fundamental manter uma alimentação leve, natural e rica em fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis.
“Tudo o que o fígado não precisa é ter que lidar também com aditivos químicos presentes em alimentos ultraprocessados, além de doces e frituras. Apostar em alimentos naturais ajuda a contrabalançar os excessos do álcool”, explica a médica nutróloga.
Aliados: vitaminas e fitoterápicos
Além de uma alimentação equilibrada, algumas substâncias podem ser grandes aliadas na proteção do fígado, como a silimarina. Derivada do cardo-mariano, ela é muito conhecida por suas propriedades hepatoprotetoras. “A silimarina ajuda a regenerar as células do fígado e a reduzir o estresse oxidativo causado pelo álcool”, explica Karol Facundo.
Outro composto importante é o complexo B, juntamente com a vitamina C. “Ingerir vitaminas do complexo B e vitamina C, ricas em antioxidantes, antes de consumir álcool melhora a capacidade do fígado de metabolizar o etanol”, destaca a médica. Alimentos como ovos, quinoa, folhas verdes, castanhas e abacate são ricos em vitaminas do complexo B. Já as frutas cítricas, como o limão, fornecem vitamina C, mas as substâncias também podem ser encontradas em cápsulas, em farmácias de manipulação.
Mais uma indicação para esse período é a N-acetilcisteína (NAC), um aminoácido que aumenta os níveis de glutationa, essencial para a desintoxicação do fígado. “A NAC também fortalece o sistema imunológico, protege contra o estresse oxidativo e contribui para a saúde respiratória”, acrescenta Karol.
Há ainda a coenzima Q10, importante para a revitalização do corpo. Ela auxilia na produção de energia celular e no combate ao estresse oxidativo, ajudando o organismo a se recuperar após longos períodos de festa.
Alguns cuidados
Existem medicamentos que podem ser usados para prevenir ou aliviar sintomas da ressaca, como analgésicos e protetores hepáticos. No entanto, por atuarem diretamente no fígado, seu uso deve ser feito com orientação médica. “O uso inadequado ou excessivo de medicamentos pode agravar os danos ao fígado, em vez de protegê-lo. Por isso, é fundamental buscar orientação profissional antes de recorrer a qualquer fármaco”, alerta Karol Facundo.
Onde encontrar esses produtos?
Todos esses suplementos e fitoterápicos — como a silimarina, o complexo B, a N-acetilcisteína e a coenzima Q10 — podem ser encontrados em farmácias de manipulação em São Luís e devem ser usados com orientação adequada para cada necessidade.
“O medicamento manipulado tem a vantagem de que a dosagem oferecida seja direcionada de acordo com as necessidades de cada paciente. É um tratamento personalizado, portanto, mais eficaz”, explica a empresária Simone Menezes, franqueada da Pharmapele em São Luís.