Maternidade Humberto Coutinho registra primeira alta da UTI Neonatal

A escolha do nome de Eliza Vitória representa a luta pela vida da recém-nascida de 10 dias. Ela é a primeira bebê a receber alta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas. Para celebrar a melhora, os profissionais da unidade preparam uma festa para Eliza no sábado (10). 

Dois dias após a implantação da UTI Neonatal na Maternidade, Amanda de Paula Braga, 22 anos, grávida de 39 semanas, deu à luz à pequena Eliza Vitória no Centro de Parto Normal, no dia 30 de setembro. Necessitando de cuidados especiais, a recém-nascida foi encaminhada para a UTI Neonatal.

“Foram momentos difíceis para todos nós da equipe, porque como foi nossa primeira internação e chegou em um quadro bem complicado, então nós nos dedicamos, demos amor, cuidamos e após seis dias ela apresentou melhora. É muito gratificante. Ficamos com a sensação de dever cumprido e de que todos os nossos esforços valeram a pena”, explicou a coordenadora da UTI Neo, Aline Stephane Coelho.

A pequena Eliza permaneceu seis dias na UTI e quatro dias na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa). Minutos antes da alta médica, Eliza Vitória só queria duas coisas: o colo da mãe e o leite materno, alimento primordial que ajudará no desenvolvimento e fortalecerá a imunidade da recém-nascida.

Festa

Antes de deixar a maternidade, Eliza e a mãe Ana Paula receberam o carinho das equipes e uma festa toda especial com direito a balões e bolo. Além do mimo pela alta, Eliza vai levar sempre uma lembrança positiva dos dias na maternidade. As equipes deixaram recados de incentivo e carinho para a primeira paciente.

Ana Paula Braga deixou um recado para as equipes da maternidade que cuidaram da filha. “O atendimento foi melhor do que em muitos hospitais. Muito obrigado por vocês terem cuidado dela. Agradeço a Deus também por ela ter saído dessa”, disse a moradora do município de Nova Iorque.

Novo serviço

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Humberto Coutinho está em funcionamento desde o dia 28 de setembro. Os novos leitos integram a rede de apoio à saúde materno infantil na região central do estado. No total são 10 leitos neonatais, distribuídos da seguinte forma: quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIN), quatro da Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e dois da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

A Maternidade, que pertence à rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é administrada pelo Instituto Acqua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.