Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão promove programação especial no Dia da Gestante

Neste sábado, 15 de agosto, é lembrado o Dia da Gestante. Para comemorar a data, e seguindo as recomendações sanitárias das autoridades de saúde de prevenção ao novo coronavírus, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), em São Luís, promoveu programação especial. Grávidas que aguardavam atendimento e internadas em tratamento receberam pintura na barriga, massagem nos pés, além de música ao vivo.

“Preparamos esse momento para comemorar ao lado de cada gestante esse dia que é celebrado em todo o Brasil. Hoje elas tiveram arte gestacional, escalda-pés, musicoterapia, tudo isso para que pudessem sair um pouco da rotina. Tomamos todos os cuidados por conta da pandemia e fizemos tudo com carinho”, comentou a supervisora do Centro de Parto e Admissão, Meire Lene Silva.

Durante a programação, as gestantes participaram do momento de arte gestacional – pintura das barrigas, massagem nos pés com escalda-pés e ainda receberam orientação sobre parto, puerpério e a importância do aleitamento. Neste mês de agosto, a unidade de saúde realiza ainda atividades relacionadas ao aleitamento materno.

Etilene Oliveira Aguiar, 38 anos, com 32 semanas, foi uma das gestantes que participou da arte gestacional e contou que não sabia que existia um dia dedicado às grávidas. Ela comenta como tem sido a gravidez e o tratamento na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão. 

“Fui convidada a participar desse momento. Fico lisonjeada por saber que tem tanta gente cuidando da gente e dos nossos bebês. Tive trombose no início da gestação, por isso, preciso fazer uso da enoxaparina. Todo mundo já adotou minha filha Sarah”, contou.

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão é referência estadual em atendimento à gestação de risco. Possui atendimentos que incluem pediatria clínica, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal e materna. A unidade também conta com a Sala CUIDAR – rede de atenção às urgências e emergências obstétricas, com suporte técnico de apoio e validação das conduções de situações de emergências à distância para 67 unidades de saúde de 60 municípios maranhenses.

A maternidade, gerenciada pelo Instituto Acqua, faz parte da rede de assistência da Secretaria de Estado da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.