O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Saúde

Março Amarelo da endometriose: Veja quais as doenças que afetam as mulheres

Quando falamos de doenças que afetam as mulheres, a endometriose é uma das mais comuns nas mulheres entre 25 a 35 anos. Segundo o Ministério da Saúde, uma a cada dez mulheres nesta idade podem ter o diagnóstico da doença.

Neste mês de março, a Campanha do Março Amarelo é destinada a alertar sobre a doença, que é crônica, porém, existe um tratamento para aliviar os sintomas.

Além da endometriose, outras doenças também afetam as mulheres e ainda mais com a correria do dia a dia, muitas estão diante de infecções rápidas e doenças que exigem um tratamento mais longo.

Apesar de falarmos sobre o diagnóstico da endometriose, saiba que essa é uma das doenças mais difíceis de detectar por conta dos sintomas que estão relacionados a outros tipos de doenças que atingem as mulheres.

Diante disso, separamos uma lista com algumas doenças que afetam as mulheres e, por vezes, podem ser difíceis de diagnosticar. Confira!

Entendo a endometriose e seus sintomas

Uma das infecções mais comuns em mulheres é a endometriose, cerca de 180 milhões de mulheres no mundo passam pelos efeitos da doença. No caso do Brasil, estima-se que 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva possuem a doença diagnosticada ou não.

Algumas vezes os sintomas da endometriose são indetectáveis no começo, principalmente, por ser comparada a uma cólica comum. 

Porém, saiba que a frequência de cólica intensa, dores para evacuar ou urinar, sangramentos, menstruação desregulada, dificuldades para engravidar e cansaço podem indicar os focos da doença. 

Uma das formas de detectar a doença é fazendo os exames preventivos (Papanicolau), uma forma de dar início a uma investigação sobre a endometriose. Com a dúvida sobre a endometriose, exames de imagem e ultrassonografias podem localizar os focos da doença.

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e Miomas Uterinos

A SOP ou Síndrome dos Ovários Policísticos forma um cisto na região dos ovários, aumentando a sua forma. São causados pelo desequilíbrio hormonal, tornando a menstruação desregulada, aumento de pelos no corpo, obesidade e também dificuldades para engravidar.

Já os Miomas uterinos são considerados tumores benignos que crescem através de células musculares dentro do útero, podendo ser tratado com medicamentos e cirurgia, já que com a chegada da menopausa o mioma pode desaparecer.

Contudo, existem casos que o crescimento de células musculares indicam outro tipo de doença, o sarcoma uterino. A principal diferença de mioma e sarcoma uterino é que no caso do sarcoma o nódulo cresce rapidamente, inclusive na menopausa.

Câncer de mama

O segundo câncer mais comum é o câncer de mama que afeta 61,61 a cada 100 mil mulheres. Sendo este, um dos cânceres mais detectados no público feminino e causador de morte.

Portanto, mulheres que têm casos de câncer de mama na família, menstruaram precocemente, não amamentaram e que entraram na menopausa tarde estão mais propensas a desenvolver este tipo de câncer.

Por isso, para todos os casos de doenças que afetam as mulheres, a prevenção é sempre a melhor alternativa para diagnosticar doenças precocemente com um possível tratamento. Faça o Papanicolau e autoexame regularmente.