Maranhão vai aderir à prova unificada para residência médica e multiprofissional
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai aderir à proposta da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para unificar as provas de residência médica e multiprofissional no país. O objetivo é ampliar a oportunidade dos candidatos maranhenses às vagas de residência disponíveis na rede estadual de saúde dos estados participantes, a partir de 2022.
A proposta foi apresentada na assembleia do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass). Segundo levantamento da EBSERH, o processo atual de provas de residência registra vagas ociosas, processos seletivos com divergências de critérios e de notas de corte, bem como dificuldade na logística de acesso dos candidatos aos locais de provas, datas diversas e acesso restrito de vagas.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, anunciou a adesão do Maranhão ao Exame Nacional de Residência durante a reunião do Conass. “Desde 2015, o Governo Flávio Dino tem investido nas residências na rede estadual. Nosso objetivo é atrair os profissionais recém-formados para seguir carreira no Maranhão. Hoje, com as residências, conseguimos garantir que este profissional continue no estado”, pontuou.
Atualmente, a SES oferta vagas de residência médicas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Básica, Dermatologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Psiquiatria, Cancerologia Cirúrgica e Urologia. Para Residência Multiprofissional, a SES também oferece vagas nas áreas de Atenção em Oncologia, Atenção em Neonatologia e Atenção em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.
Em 2022, a rede estadual de saúde deve expandir as especialidades de residência médica. A Secretaria aguarda autorização da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, para abertura de vagas de residência médica na área de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto nas cidades de São Luís, Imperatriz e Pinheiro.
Seletivo 2021
Um novo seletivo será aberto pela Secretaria de Estado da Saúde no dia 28 de agosto. Além das vagas nas especialidades já existentes, pela primeira vez, a cidade de Imperatriz contará com a oferta de residência médica. Os candidatos poderão optar pelas áreas de Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia, na Região Tocantina.