Maranhão terá novas unidades do Centro de Referência da Juventude

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) entregará, ainda este ano, três Centros de Referência da Juventude (CRJ) que serão implantados nos municípios de Caxias, Pedreiras e São Luís. Os CRJs têm como proposta levar um conjunto de iniciativas para as juventudes, oferecendo formação, capacitação e oportunidades para inserção no mercado de trabalho.

No início desta semana, a equipe da Seejuv e a Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, reuniram-se com os Gestores Municipais de Juventude de Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos, e o Conselho Municipal de Juventude de Pedreiras, para uma escuta sobre a implementação do Centro de Referência da Juventude do Médio Mearim, dentro do Parque João do Vale, que será inaugurado nas próximas semanas em Pedreiras.

O Centro de Referência Regional da Juventude do município Caxias será instalado no prédio do antigo Mercado da Cohab, espaço público que atualmente está sem utilização. Já o Centro da Juventude de São Luís funcionará no atual Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, se ampliando em um espaço com ações para as juventudes na área de educação, cultura, tecnologia e lazer.

Além dessas atividades, vale ressaltar a participação do governador Flávio Dino durante o encerramento da Semana Estadual da Juventude 2021, onde assinou o decreto que institui o Plano Estadual da Juventude. O Plano decenal 2021-2031 consolida as Políticas Públicas de Juventude, a fim de manter e ampliar mais ações para a juventude maranhense.

O Plano Decenal (2021-2031) inaugura um novo estágio na consolidação das políticas sociais para a juventude, verificando uma nova dimensão de qualificação com o foco no planejamento ao longo prazo e monitoramento das ações transversalizadas pelas demais políticas públicas e sustentadas pela garantia de unidade em seu processo de gestão na perspectiva de consolidar e universalizar os direitos juvenis no Maranhão de forma integral, complementada pelas gestões públicas municipais e pela sociedade civil.

O Plano Estadual da Juventude reúne um conjunto de políticas públicas voltadas para a juventude maranhense, nas áreas de educação, saúde, cultura, profissionalização, esporte e lazer. Ele foi construído com a participação popular, por meio de consultas públicas e a participação do Conselho Estadual da Juventude.