Policia

Maranhão tem redução nas mortes violentas, aponta Segurança Pública

As mortes violentas apresentaram queda no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), divulgados na segunda-feira (17). Os números se referem a registros de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Houve uma redução de 6% nos casos.

“Esta redução vem se mostrando a cada novo levantamento. A Segurança Pública tem registrado queda gradativa destas mortes violentas e isso é reflexo do trabalho integrado e intenso das forças de segurança do Estado. É uma atuação diária, com operações estratégicas que têm como finalidade prevenir, combater e reduzir esse tipo de crime”, pontua o secretário de Estado de Segurança Pública, Sílvio Leite.

De janeiro a setembro de 2021, foram registradas 1.428 mortes nos municípios do estado. Já no mesmo período deste ano, a secretaria contabilizou 1.342 ocorrências desta mesma natureza. Ou seja, 86 ocorrências a menos no comparativo dos períodos. 

As mortes violentas são classificadas em três modalidades: homicídios, roubo seguido de morte (latrocínios) e as lesões corporais seguidas de morte – os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Os homicídios são os mais recorrentes e que mais desafiam a Segurança Pública, por ter relação com outras criminalidades como o tráfico de drogas e assaltos. 

Os homicídios foram os que mais apresentaram redução das ocorrências no período levantado pela SSP-MA. Dos 1.348 casos registrados em 2021, caíram para 1.261 este ano, uma redução de 6,4%. Foram 87 mortes desta modalidade de CVLI a menos que no ano anterior.