Maranhão recebe nova remessa de vacinas Pfizer com mais de 33 mil doses

Um novo lote de vacinas chegou ao Maranhão, nesta quarta-feira (11), com 33.930 doses da vacina Pfizer para aplicação da primeira dose, dando continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no estado. O imunizante, que já teve autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação em crianças com 12 anos de idade ou mais, será distribuído aos 217 municípios maranhenses ainda esta semana.

“Agora todos os municípios poderão avançar ainda mais na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, utilizando os imunizantes da Pfizer para vacinar crianças de 12 anos ou mais, desde que toda a população adulta, ou seja, maior de 18 anos, já tenha recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Com o avanço da imunização, tenho certeza de que vamos vencer essa guerra contra a Covid-19 ”, diz o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Os imunizantes que chegaram nesta quarta (11) foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (CEADI-MA) e juntam-se às 205.920 doses de Pfizer, 46.000 doses da CoronaVac e 128.600 doses da vacina AstraZeneca recebidas pelo Maranhão desde a última sexta-feira (6). 

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, a conclusão do envio dessas doses aos municípios maranhenses deve acontecer até sexta-feira (13). 

“Iniciamos o envio de parte dessas doses nesta quarta, quando encaminhamos para as cidades da Grande Ilha de São Luís. Estamos realizando a conferência das doses recebidas hoje para até a próxima sexta distribuir todos os imunizantes da Pfizer aos 217 municípios maranhenses”, afirma a superintendente Tayara Pereira.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 6.094.380 doses recebidas, sendo 1.690.220 doses da CoronaVac, 3.316.200 doses da AstraZeneca, 975.060 doses da Pfizer e 112.900 doses da Jansen. 

Distribuição

Quinta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a distribuição dos imunizantes para as Regionais de Saúde de Imperatriz, Barra do Corda, Balsas, Santa Inês, Timon, Caxias, Presidente Dutra, São João dos Patos e Pedreiras.

Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas, também são utilizadas vans refrigeradas.