.

Maranhão recebe maquinários e caminhões para apoio à agricultura familiar

Durante a edição da Jornada Auxílio Brasil em São Luís, no Maranhão, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, entregou veículos e maquinários destinados ao fomento da agricultura familiar, celebrou o novo programa de transferência de renda do Governo Federal e anunciou recursos para investimento na infraestrutura esportiva do estado. O evento ocorreu nesta segunda-feira (13.06), no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ronaldo Bento destacou a doação de 12 maquinários de apoio à mecanização agrícola e pecuária: serão 10 pás carregadeiras e duas motoniveladoras, no valor de R$ 4,6 milhões. Os municípios beneficiados são Apicum, Bacuri, Campestre do Maranhão, Carutapera, Paulino Neves, Rosário, Tuntum, Turiaçu, São José dos Brasílios, Presidente Médici, São Domingos do Maranhão e Junco do Maranhão.

Além do maquinário, mais dez municípios receberam caminhões-baú, destinados a apoiar a coleta e o transporte de alimentos produzidos por agricultores familiares do estado. Os veículos já foram entregues aos municípios de Imperatriz, São Luís, Chapadinha, Conceição do Iago Açu, Itinga do Maranhão, Pio XXII, Rosário e Belágua. Igarapé Grande e Governador Nunes Freire ainda receberão os caminhões.

Prefeita de Chapadinha, uma das cidades beneficiadas pela medida, Maria Dulcilene Pontes Cordeiro fez questão de registrar o momento em que recebeu as chaves do novo veículo.  Até então, explicou, a produção de arroz, milho, feijão e hortaliças era distribuída em caminhões abertos, o que reduzia a qualidade e a durabilidade dos alimentos, além de aumentar o desperdício. “O caminhão será de muita ajuda para os nossos agricultores. Se o homem do campo não roça, a cidade não almoça”, brincou.

Após as entregas e anúncios, a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, apresentou aos gestores e profissionais da assistência social os avanços do Auxílio Brasil em relação ao antigo programa de transferência de renda.

“A vinda do ministério é fundamental. Faltava uma jornada como essa, para ir até a município, demonstrar o que de fato o governo federal tem pensado sobre o Cadastro Único e o Auxílio Brasil”, disse o superintendente de Gestão de Benefícios Socioassistenciais e Transferência de Renda da Prefeitura de São Luís, Cristiano Pereira.

Além de dialogar com profissionais que atuam na área social, Bento conversou com os beneficiários das ações de combate à pobreza e à vulnerabilidade social. Um dos pontos altos da cerimônia foi a homenagem a famílias maranhenses que recebem o Auxílio Brasil. “A política da assistência social do Governo Federal hoje é a da emancipação. O Auxílio Brasil traz as trilhas de emancipação, para que a família que recebe possa trabalhar. Hoje temos mais de um milhão e cem mil famílias maranhenses recebendo Auxílio Brasil de, no mínimo, R$ 400”, salientou.

Esporte

O ministro ainda anunciou a liberação de recursos para a construção de campos de futebol no município de Buriticupu e no povoado de Trizidela, em Cantanhede. Também haverá liberação de recursos para entregar uma quadra poliesportiva coberta à comunidade de Governador Edison Lobão. “O Ministério da Cidadania é o braço social, mas também esportivo. Queremos estimular um ciclo de prosperidade”, declarou.