Maranhão recebe embaixada real da Dinamarca nesta quinta-feira (2).
O Governo do Estado do Maranhão receberá, nesta quinta-feira (2), a visita técnica de representantes da Agência Dinamarquesa de Cooperação e Desenvolvimento (DANIDA), às 14h30, na sala de reunião da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A visita está sendo organizada pela Sefaz, por meio do auditor fiscal Gustavo Victorio.
A Agência Dinamarquesa de Cooperação e Desenvolvimento (DANIDA) está iniciando a implementação do projeto Parceria para a Soja Sustentável, que será desenvolvido no Estado do Maranhão e com atividades também na região do Matopiba, fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O Projeto Parceria para a Soja Sustentável tem como objetivo reduzir o desmatamento associado ao consumo dinamarquês de soja, de modo que tal consumo não contribua para o desmatamento e suas consequências nocivas ao clima, ao meio ambiente, aos direitos humanos e à inclusão social.
No âmbito deste projeto há uma parceria do World Wide Fund for Nature (WWF Brasil), com o Centro de Inteligência Territorial da UFMG e o Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio (SIFMA), da Secretaria de Estado da Fazenda, numa iniciativa para aumentar a transparência e eficiência na geração de informações para a rastreabilidade da cadeia agropecuária da soja.
O SIFMA é um projeto desenvolvido e coordenado desde 2018 pelo auditor fiscal Gustavo Victorio, e faz parte do Planejamento Estratégico da Secretaria de Fazenda do Maranhão, com financiamento pelo Banco Interamericano (BID), Profisco II.
Além do projeto Parceria para a Soja Sustentável, a embaixada real da Dinamarca também vai apresentar outras parcerias que têm sido realizadas com o mesmo objetivo, especialmente com a cooperação alemã que se fará presente na reunião através de sua Agência de Cooperação Técnica (GIZ), que está em processo de consolidação da cooperação com o governo do Maranhão para a construção de agenda convergente na promoção de uma economia baseada em princípios sustentáveis e inclusivos.
Estarão presentes na reunião com a Agência Dinamarquesa de Cooperação e Desenvolvimento (DANIDA), as Secretarias de Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente (SEMA), Direitos Humanos e Participação Popular (Sidihopop), Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima), Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe) e Indústria e Comércio (Seinc).