Maranhão participa de reunião para a construção de estratégias de parceria entre a Embratur e o Fornatur

O Maranhão esteve presente na reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada nesta sexta-feira (12), em Brasília (DF). A reunião foi realizada no Auditório da Embratur. Nesta edição, a reunião contou com a presença de 48 secretários e dirigentes estaduais de turismo.

“O Fornatur nos oferece um espaço propício para compartilharmos desafios e oportunidades no ramo do turismo em todos os estados brasileiros. Aqui, conseguimos aprender com o exemplo dos demais estados e seguir nos desenvolvendo”, explicou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo. 

O presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, apresentou as estratégias de atuação 2023, enfatizando a promoção, sustentabilidade e inovação no turismo. 

Entre os assuntos tratados, os secretários e dirigentes elencaram questões prioritárias para o turismo internacional no Brasil, buscando alavancar o setor no país com a participação em feiras nacionais e internacionais, promoção do turismo, aviação regional, Cadastur e o processo de regionalização.

Na reunião, as ações em parceria com o Fornatur, com os principais resultados da pesquisa e do Mapa do Turismo Internacional também foram tema. Foram apresentados os programas de turismo pelos gerentes e abriu-se o momento para a interação com as secretarias de Estado. 

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, falou da Rota das Emoções, sobre o São João no Maranhão 2023, e sobre a candidatura à Patrimônio Natural da humanidade dos Lençóis Maranhenses. 

O presidente do Fornatur, Fabricio Amaral, durante a reunião com a Embratur, falou sobre o posicionamento para beneficiar o turismo. “Vamos fortalecer o diálogo, fortalecendo a democracia. Eu ocupo um cargo político, e política é democracia e posicionamento. O colegiado precisa se posicionar, nos debates, vamos conversar com os senadores, com os nossos deputados, para fortalecer o turismo nacional”, refletiu Fabrício Amaral.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, levantou um questionamento sobre qual o papel e o desafio do turismo no modelo econômico, de desenvolvimento do século XX. “O turismo é um instrumento fundamental para que a gente faça o mundo conhecer o a gente quer viver. Então o turismo é uma peça fundamental, não uma atividade secundária. A gente precisa trazer o debate do turismo para o modelo de desenvolvimento, para o debate da democracia, para o debate da qualidade de vida. É isso que a gente tem que entender”, afirmou Marcelo Freixo. 

Além de reunir dirigentes de 19 estados e Distrito Federal, na oportunidade foi debatido o tema prioritário: A melhoria da promoção turística internacional.