Maranhão Parcerias assina protocolo de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Maranhão
O presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior, e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales, assinaram, na tarde da última segunda-feira (9), um Protocolo de Intenções para Cooperação Técnica entre as duas entidades, cujo objetivo é implementar projetos e sistemas que resultem em desenvolvimento para o estado.
O acordo entre as duas instituições viabiliza que estudantes de diferentes áreas, como engenharia, arquitetura e administração, usem a expertise adquirida em sala de aula para contribuir com os estudos técnicos realizados pela Mapa, e que terão um papel fundamental na execução de novos projetos.
Para o reitor da Uema, Walter Canales, a parceria garantirá soluções inovadoras para os desafios encontrados na administração pública. “Neste acordo de cooperação que firmamos hoje, as nossas instituições estarão juntas colaborando em projetos e intenções que sejam de comum interesse. A Uema entrará com sua expertise e a Mapa trabalhará com as questões inerentes à sua atuação no Maranhão, principalmente as relacionadas às parcerias público-privadas. Deste modo, vamos construir um estado melhor e mais desenvolvido”, afirmou.
Parcerias Público-Privadas (PPPs)
A Maranhão Parcerias, por ser uma empresa estatal de economia mista, trabalha de forma atuante junto às PPPs, cujo o intuito é receber as demandas do Estado e, por meio do trabalho em conjunto com o setor privado, aproveitar o potencial produtivo, assegurando a execução de serviços que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.
Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, a parceria com a Uema, por meio do Protocolo de Cooperação Técnica, e o trabalho junto ao setor privado, garantirá que os estudos técnicos aconteçam de forma mais rápida, além de possibilitar a ampliação do conhecimento e experiência.
“Seguimos a orientação do nosso governador Carlos Brandão de desenvolver um trabalho integrado com todas as pastas e órgãos do Governo. Esta cooperação técnica é uma forma de valorização do potencial dos alunos e também dos professores da Uema, uma colaboração direta no desenvolvimento dos nossos projetos”, destacou o presidente Cassiano Pereira Junior.
Atualmente, a Mapa possui 23 projetos em andamento, que envolvem a ampliação do transporte semiurbano e malha rodoviária, avanços no setor ferroviário, ações no âmbito de energias renováveis, segurança patrimonial, além de tratativas relacionadas à destinação correta dos resíduos sólidos.