Maranhão na Tela homenageia Dira Paes nesta terça, com a presença de Dona Pureza Loyola
A tradicional homenagem realizada pelo Festival ganhará enorme destaque nesta edição comemorativa, que acontecerá de 04 a 09 de setembro, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do MinC. Será uma oportunidade para o público maranhense conhecer a atriz de Belém do Pará, reconhecida e premiada nacional e internacionalmente.
A homenagem nacional será nesta terça-feira, dia 05 de setembro, no Kinoplex Golden – Golden Shopping, e contará com uma masterclass realizada por Dira Paes e com a exibição especial do filme Pureza, num momento único no qual acontecerá o encontro da atriz com Dona Pureza Lopes Loyola e o diretor do filme, Renato Barbieri. A história da maranhense inspirou o filme sobre sua jornada de três anos em busca do filho mantido em cativeiro em uma fazenda na década de 1990 e seu combate ao trabalho em condições análogas à escravidão ajudou o Brasil a se tornar referência mundial, trazendo reconhecimento internacional para a ativista.
“A premiação do TIP HERO, conferido à Dona Pureza Lopes Loyola pela Secretaria de Estado dos Estados Unidos, é de relevância histórica, pois trata-se da única pessoa do Brasil a receber as duas maiores condecorações abolicionistas que conhecemos: o TIP HERO, em Washington, em 2023, e o ANTI-SLAVERY AWARD, conferido pela Anti Slavery International, em Londres, em 1997. É a coroação da luta incansável dessa nossa heroína cabocla em favor dos direitos à vida, vivida de forma impactante por Dira Paes no filme Pureza, como também fortalece sobremaneira a luta abolicionista no Brasil em todos os campos.”, comenta Renato Barbieri.
Dira Paes – Atriz paraense, consagrada no cinema, na TV e no teatro. Ao longo de mais de três décadas de carreira, se popularizou por trabalhos no cinema como “2 Filhos de Francisco” e “Divino Amor”, entre outros. Recentemente teve grande destaque com o filme “Pureza”, de Renato Barbieri, que conta a história real de uma abolicionista contemporânea, a maranhense Pureza Lopes Loyola, nascida na cidade de Presidente Juscelino, e residente em Bacabal. Dira também aguarda sua estreia como diretora de cinema com o filme “Pasárgada”, em que também escreveu o roteiro e protagonizou a história.
No teatro foram oito espetáculos dirigidos por nomes consagrados como Amir Haddad em “O Avarento”, de Molière; na televisão somam-se 17 trabalhos, entre eles a novela de grande sucesso de audiência e crítica “Velho Chico” com a direção de Luiz Fernando Carvalho, “Verão 90” com direção de Jorge Fernando, e o mais recente sucesso da TV Globo, o remake da novela “Pantanal”, com a personagem Filó.
Dira Paes além de ser uma das atrizes mais premiadas e respeitadas de sua geração, frequentemente está envolvida em causas sociais, ambientais e é ativista pelos direitos humanos, sendo uma das dirigentes do Movimento Humanos Direitos.
MARANHÃO NA TELA 15 ANOS
De 04 a 09 de setembro
Kinoplex Golden – Golden Shopping – Calhau e Teatro da Cidade (Roxy)
Realização: Mil Ciclo Filmes
Patrocínio: Instituto Cultura Vale – ICV, Ministério da Cultura – MinC
Todas as atividades têm acesso gratuito
Mais informações: http://www.maranhaonatela.com.br /