O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Maranhão marcará presença no VisitNordeste 2025 para apresentar potencial turístico ao mercado europeu


Pela primeira vez o Nordeste brasileiro vai apresentar-se ao mercado europeu de forma integrada e o Maranhão é um dos protagonistas desta vitrine. O VisitNordeste 2025, promovido pela Embratur em parceria com o Consórcio Nordeste, acontecerá em Londres (Inglaterra) na próxima terça-feira (1º de abril) e em Milão (Itália) quinta-feira (3), reunindo operadores, agências de viagem e parceiros institucionais em dois encontros exclusivos. A proposta da Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur-MA) é apresentar a diversidade de experiências que tornam o estado um dos destinos mais desejados do mundo.

O primeiro encontro será realizado na Embaixada do Brasil em Londres, das 18h30 às 21h30, com workshop, coquetel e sorteio de uma viagem ao Nordeste oferecida pela TAP Air Portugal. Já em Milão, o evento acontece no Rosa Grand Hotel, a partir das 19h, também com programação de networking, apresentação dos estados e sorteios.

“O Maranhão tem buscado fortalecer a presença no mercado internacional e o VisitNordeste é uma oportunidade estratégica de posicionar o nosso estado entre os principais destinos brasileiros. Estamos apresentando experiências únicas que vão do ecoturismo nos Lençóis Maranhenses às vivências culturais em São Luís. É o Maranhão com seus encantos e hospitalidade chegando ainda mais longe”, afirma a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Durante os encontros, os nove estados nordestinos — Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão— vão apresentar um portfólio que inclui desde observação de baleias em Fernando de Noronha até rotas de ecoturismo e vivências culturais.

Além de expor os atrativos do Maranhão, a comitiva estadual participa do lançamento da nova marca unificada do Nordeste, que reforça o compromisso coletivo com a promoção integrada, sustentável e estratégica da região no exterior.

“A ideia de um Nordeste unido fortalece todos os estados. Para o Maranhão, isso representa maior visibilidade, mais voos, mais oportunidades. Estamos mostrando um destino preparado, com infraestrutura de qualidade e vocação para o turismo internacional”, destaca Isabela Barbosa, superintendente de Promoção, Marketing e Eventos da Setur-MA.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acrescenta que a ação conjunta amplia o alcance do turismo brasileiro: “O Nordeste do Brasil é uma região que tem muitas experiências com grande apelo no mercado internacional do turismo, com sol e praia, cultura e gastronomia. O Maranhão é exemplo dessa riqueza de experiências, que vão dos Lençóis à potência histórica e cultural de São Luís. A atuação conjunta dos estados, numa única estratégia, tem sido fundamental pra alcançarmos melhores resultados em chegada de turistas”.

Com o apoio da TAP Air Portugal, a estratégia também impulsiona a conectividade aérea entre a Europa e os estados do Nordeste, posicionando a região como porta de entrada para o Brasil. Somente nos dois primeiros meses de 2025, o fluxo de turistas estrangeiros aumentou 65,3% em relação ao mesmo período de 2024, um sinal de que o mundo quer viver o Nordeste, e em especial, o Maranhão.