Maranhão Gestão 2026 promove Hackathon de inovação no Golden Shopping
A competição de inovação do tipo Hackathon é um dos destaques do Maranhão Gestão 2026, que teve início nesta segunda-feira (13), no Golden Shopping. O evento segue até esta terça-feira (14), reunindo profissionais, estudantes e entusiastas em dois dias dedicados à criação de soluções e à troca de conhecimento.
A iniciativa estimula o desenvolvimento de soluções em curto período de tempo, reunindo equipes multidisciplinares para enfrentar desafios reais. A proposta incentiva a colaboração e o uso de tecnologias aplicadas à melhoria de processos e à transformação digital.
Nesta primeira edição, cinco equipes, compostas por participantes de diferentes instituições de ensino de São Luís, trabalham na resolução de desafios propostos por empresas atendidas pelos programas PAN e PAEX — iniciativas de educação executiva e consultoria da Fundação Dom Cabral voltadas ao desenvolvimento empresarial — conduzidos no Maranhão pelo INAED. Ao longo de dois dias, os grupos participam de etapas cronometradas, chamadas de “baterias”, com apresentação de avanços até a entrega final.
“Os problemas serão sorteados entre as equipes, e cada grupo ficará responsável por desenvolver uma solução ao longo de dois dias. Durante esse período, eles participarão de várias baterias e, ao final de cada etapa, cada equipe apresenta o que conseguiu concluir. Ao final da competição, terão a solução do problema, que será avaliada por uma banca”, explica a idealizadora do Maranhão Gestão, Jaqueline Pimentel.
Durante a maratona, os participantes desenvolvem protótipos e soluções nas áreas de tecnologia e gestão, com foco em automação de processos, análise de dados, desenvolvimento de plataformas digitais e aplicação de inteligência artificial para apoio à tomada de decisão.
Ao final do Hackathon, os projetos serão avaliados por uma banca, que considerará critérios como viabilidade e inovação, além de premiar as melhores equipes. A iniciativa reforça o papel do evento como um ambiente de estímulo à criatividade, ao desenvolvimento de soluções práticas e à conexão entre talentos e o mercado. A premiação acontece nesta terça-feira (14).
Palestras
A programação do Maranhão Gestão com o ciclo de palestras e painéis teve início na tarde de segunda-feira com o Doutor em Ciência da Informação (UFMG), professor associado na Fundação Dom Cabral, Eduardo Andrade. Após a palestra, os participantes tiveram oportunidade de visitar os estandes da feira empresarial, uma espaço para networking e apresentação de soluções inovadoras para o mercado. Na sequência, ocorrerão os painéis “Avanços Tecnológicos pedem ética nas relações” e “A tecnologia sustenta a autonomia humana”. O primeiro foi encerrado com a palestra do professor da FDC e mentor de executivos e empreendedores, Celso Leonardo.
Nesta terça-feira, 14, o professor Celso Leonardo fará a abertura do segundo dia do evento. Na sequência acontecem os painéis “Inovação sustentada na inteligência humana” e “Sustentabilidade é pauta humana”, apresentação e premiação do Hackathon e palestra com Sabina Deweik, pesquisadora de tendências. O evento será encerrado com um momento de homenagem às empresas centenárias.
Feira Empresarial
Paralelamente ao evento, acontecerá uma feira empresarial, que proporcionará um espaço para networking e apresentação de soluções inovadoras para o mercado. Expositores de diversos segmentos terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços, fomentando parcerias estratégicas e promovendo novas oportunidades de negócios.
