Maranhão encerra agosto com alta de 16% no consumo de energia
O Maranhão encerrou o mês de agosto com consumo de 1.327 megawatts médios de energia elétrica, volume 16% acima do registrado no mesmo período do ano passado e o maior avanço do mês no país. As informações são preliminares e constam no Boletim InfoMercado Quinzenal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE.
Quase 70% do total foi distribuído pelo mercado regulado, em que residências e pequenas empresas compram energia por meio das distribuidoras. O montante representa um avanço de 1,4% no comparativo anual e a diferença, na avaliação da CCEE, é resultado de temperaturas mais elevadas frente a 2021, cenário que gera um maior uso de equipamentos de refrigeração e ar-condicionado.
O restante foi demandado pelo mercado livre, que abastece a indústria e grandes empresas, como shoppings e redes de varejo. O volume 71% maior em relação a agosto do ano passado é reflexo da retomada, neste ano, da operação de uma grande planta industrial do ramo de metalurgia e produtos de metal na região.
Sobre a CCEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).