O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Maranhão consolida segunda posição em produtividade na Semana Registre-se!

O prazo para cartórios de registro civil de pessoas naturais emitirem as certidões solicitadas na 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! finalizou na última sexta-feira (30/5). A mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi realizada de 12 a 16 de maio e, com encerramento dos trabalhos e dos prazos, o Maranhão consolidou a segunda posição em números de certidões solicitadas e emitidas, com um total de 23.347 18.901, respectivamente, ficando atrás apenas de Pernambuco.

No Maranhão, as ações da Semana foram coordenadas pela Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX), com apoio do Tribunal de Justiça, órgãos e entidades parceiras. Foram cinco dias de ações intensas, onde a COGEX participou ativamente de inúmeras ações e mobilizou cartórios para se engajarem na iniciativa. Durante as ações principais, a Corregedoria Extrajudicial promoveu atendimento em diversas frentes, para pessoas da zona rural, do Complexo Penitenciário São Luís, para a população indígena na cidade de Grajaú e Montes Altos, além de levar cidadania para pessoas em situação de rua. A iniciativa também contou com lançamento do livro Sub-Registro e Agenda 2030: a eficácia das unidades interligadas, de autoria da juíza Jaqueline Reis Caracas.


Maranhão teve 23,3 mil solicitações de certidões 
– Painel do ONRCPN 

O balanço apresenta um resultado recorde não apenas do Maranhão, que, em 2024, teve 21 mil atos de registro civil praticados durante a Semana Registre-se!. Os números nacionais também foram expressivos, com a solicitação de 148 mil certidões, sendo 131,3 mil de nascimento e outras 16,7 mil de casamentos. Já o número de certidões emitidas foi de 118,6 mil, das quais 104,5 mil relativas a nascimento e pouco mais de 14 mil oriundas das relações matrimoniais.

Embora o objetivo principal da iniciativa seja a identificação de pessoas nunca registradas e assegurar o primeiro registro, a quase totalidade das certidões emitidas foram de segundas vias, uma vez que a Semana também garante que pessoas com certidões manuscritas, rasuradas, deterioradas e até plastificadas possam obter um novo documento. Essa necessidade decorre da exigência da certidão atualizada para a prática de outros atos da vida civil e para atualização de documentos, como a carteira de identidade. Assim, a mobilização devolve às pessoas atendidas a possibilidade do exercício pleno da cidadania.


Danilo Cutrim pôde fazer o reconhecimento de paternidade e incluir seu sobrenome na certidão do filho

Ao ser finalizado o balanço da Semana Registre-se!, o corregedor-geral do foro extrajudicial do Maranhão, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, voltou a comemorar os números significativos alcançados no Estado, a partir da ação organizada pela COGEX. “Tínhamos o desafio de superar os números do ano passado e conseguimos. Quero dividir esse resultado com cada cartório que participou ativamente e com os parceiros que mais uma vez atenderam nosso convite para promover essa importante ação em favor da cidadania”, disse.

No Maranhão, a ação foi coordenada pela juíza auxiliar da COGEX Laysa Paz Mendes, e contou com a atuação direta de cartórios de registro civil. Além disso, a Semana Registre-se! ainda ganhou o reforço da Defensoria Pública; das secretarias de Estado de Direitos Humanos, da Saúde, de Desenvolvimento Social e de Administração Penitenciária; da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais; do Instituto de Identificação; do Comitê PopRuaJud, da Unidade de Monitoramento Carcerário, Núcleo de Justiça Restaurativa e Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça; do Tribunal Regional Eleitoral; do Viva Procon; das secretarias municipais da Criança e Assistência Social e de Saúde, Instituto Nacional de Seguridade Social, prefeituras e Instituto Mais Saúde.

SOBRE A SEMANA REGISTRE-SE!

Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! foi instituída por meio do Provimento nº 140 da Corregedoria Nacional de Justiça, tendo a primeira edição realizada no ano de 2023. O trabalho é realizado por meio das corregedorias dos tribunais de justiça e tem apresentado números mais expressivos a cada edição.

Desde a sua criação, os números de atendimentos, solicitações e emissões de certidões e outros documentos só crescem. Na primeira edição, um total de 14,5 mil certidões foram emitidas, contra 66,4 mil no ano de 2024. 


Ação solucionou problemas com documentos, prestou orientação jurídica e ofereceu atendimento de saúde

O registro e a certidão de nascimento constitui o documento necessário para se obter direitos fundamentais como acesso ao sistema de saúde, matrícula no sistema regular de ensino, bem como a expedição de outros documentos, como identidade (RG), CPF, carteira de trabalho e título de eleitor. Os dados de registro também subsidiam ações governamentais, a formulação de políticas públicas e os programas de transferência para estados e municípios.

Além dos atendimentos para regularização de diversos documentos, durante a semana também são oferecidos outros serviços de orientação jurídica e atendimento de saúde. No Maranhão, as pessoas atendidas puderam ter acesso, por exemplo, à testagem rápida para algumas doenças, emissão de cartão do SUS, consultas, imunização, medição de pressão e glicemia.