Maranhão apresenta experiência educacional em Seminário do MEC

O Centro Educa Mais Dayse Galvão, escola em tempo integral da rede estadual, representou o Maranhão no Seminário Nacional do Novo Ensino Médio, realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Na ocasião, a gestora pedagógica da escola, Fernanda Maciel, apresentou experiência exitosa sobre Projeto de Vida dos estudantes maranhenses. A transmissão do evento ocorreu, nessa quarta-feira (14), pelo Canal do MEC no YouTube. 

Durante o evento, representantes do MEC apresentaram um panorama da implementação do Novo Ensino Médio no país e compartilharam as boas práticas desenvolvidas pelos estados, para a implementação de um conjunto de inovações, práticas e desenhos dessa etapa de formação dos estudantes. 

Além do Maranhão, o evento teve a participação de representantes dos Estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Acre, Ceará, de Sergipe, Goiás e Santa Catarina, que compartilharam suas experiências educacionais bem-sucedidas.

“Não há palavras que possam expressar o valor de representar o meu estado naquilo que eu mais acredito, que é trabalhar o projeto de vida na escola. Ao apresentar as nossas práticas exitosas nesse componente curricular, também estamos realizando a troca de experiências com outros estados. Quando se fala de projeto de vida, estamos falando do que traz significado para o fazer da gestão da escola, do professor, funcionário e dos familiares”, disse Fernanda Maciel. 

Maciel ressaltou ainda que o projeto de vida nas escolas é a base para que os estudantes possam transformar a sociedade. “Nós estamos construindo um pilar fundamental para a sociedade de transformação de vidas, a formação de jovens que sejam capazes de buscar novas alternativas, que os ajudem a lidar com as situações do dia a dia”, concluiu. 

O Seminário teve como objetivo disseminar práticas exitosas no âmbito do desenho do Novo Ensino Médio. A Lei 13.415 de 2017, que aprovou a reforma do ensino médio estabeleceu uma nova organização da estrutura curricular, formação geral e itinerários formativos da última etapa da educação básica, e ampliou, a partir de 2022, a carga horária da etapa de 2.400 para 3.000 horas. 

Participaram do evento o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luís Roberto Cury; o secretário adjunto da Secretaria de Educação Básica, Helber Vieira; o representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, Rubens Campos de Lacerda Júnior; e do Banco Internacional Para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) – Banco Mundial, Leandro costa.