Giro de Noticias

Mão de obra carcerária fará parte do maior São João do Brasil

Em poucos dias, o Governo do Estado dará largada ao Maior São João do Brasil e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) não poderia ficar de fora dessa iniciativa. Através do Programa Trabalho Com Dignidade, que tem como objetivo inserir pessoas privadas de liberdade em ciclos produtivos de trabalho, viabilizando a ressocialização, capacitação profissional, inclusão social e remição de pena, a SEAP contribuirá para a difusão cultural em nosso estado.

Para isso, inicialmente, mais de 500 matracas (instrumento utilizado na manifestação maranhense do bumba meu boi), confeccionadas por mão de obra carcerária e personalizadas, serão doadas para a Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Os instrumentos estão sendo produzidos na fábrica de móveis do sistema. Além disso, também estão sendo desenvolvidos artesanatos, produzidos nas oficinas de trabalho.

A grande novidade é que, para incentivar ainda mais a ressocialização e difundir algumas das ações realizadas pelo Sistema Prisional, a Secretaria de Cultura disponibilizará espaços para exibição e comercialização dos produtos nos principais arraiais oficiais do Estado.

De acordo com o Secretário Murilo Andrade, “é uma imensa alegria poder contribuir com o Governo, com a Secretaria de Cultura e, acima de tudo, para a cultura do Maranhão.”

Vale destacar que o São João do Maranhão 2022 terá 60 dias de festa, totalizando mais de 800 atrações e a previsão é de cerca de 450 mil visitantes no período. Além da Secretaria de Administração Penitenciária, também estão envolvidas as secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-MA); de Saúde (SES); de Comunicação Social (Secom); de Desenvolvimento Social (Sedes); e de Direitos Humanos e Participação