.

Manutenção veicular: o que fazer para garantir uma viagem segura nas férias 

Quando o calendário aponta o mês de julho, o corpo já pede descanso do primeiro semestre e, para quem tem criança em casa, o período de férias escolares é a época ideal para uma boa viagem em família.

O engenheiro mecânico e professor do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras, Carlos Aranha, fornece as principais orientações para uma viagem segura.  “A tranquilidade de viajar com a confiança é que se você precisar usar os freios, ou acelerar, e reduzir a velocidade do seu veículo, ele irá responder corretamente a seus comandos. Verificar o bom estado dos pneus para ter segurança e aderência em pista molhada ou seca”, detalha.  

O especialista acrescenta que deve observar a temperatura do motor se está sempre no padrão de temperatura do veículo, garantido pela troca de óleo e filtros na quilometragem certa. “Esses cuidados garantem o bom desempenho do motor e do veículo para percorrer grandes distâncias sem apresentar superaquecimento”, pontua Aranha.  

Atenção com as lâmpadas de sinalização do veículo para garantir a sua segurança na via e a dos outros condutores. Essas são as verificações necessárias para se transitar com segurança nas estradas e fazer uma viagem segura e tranquila. O engenheiro mecânico sinaliza que o nível de combustível e a condição de uso do extintor de incêndio também são itens importantes de se observar na hora de viajar, para que não ocorram imprevistos.  

Deve ser verificado se todos os documentos, tributos e obrigações do veículo (IPVA, multas e habilitação) estão em dia. Outra dica é traçar o roteiro com antecedência e checar as condições do tempo antes da viagem.   

Para crianças, conforme previsto em lei, é obrigatório o uso de cadeirinha ou dispositivo que seja equivalente à sua idade e altura. Quanto aos animais domésticos, devem ser transportados nas casinhas específicas para essa finalidade, no banco traseiro, com a ajuda do cinto de segurança. Tanto as crianças como os pets devem ir sempre no banco de trás.  

Segurança e economia  

O especialista destaca que na hora de adquirir ou locar um novo veículo é fundamental pensar em segurança. Atenção especial deve ser dada aos fatores e componentes como airbags, freios ABS e cintos de segurança de cinco pontas.  

Para economizar com o combustível, a alternativa é ter um carro com menor consumo possível. Porém, o especialista dá algumas orientações que podem ajudar. “Atenção com o excesso de peso, pois implica em maior a força e, portanto, maior o gasto de combustível. Por isso, evite transportar peso desnecessário”, finaliza.  

Confira outras dicas do especialista:  

< Evite deixar o carro ligado quando parado; isso pode representar um gasto desnecessário, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado;   

< Quanto mais aerodinâmico o carro, menor a resistência de ar e maior a economia de combustível. Portanto, manter as janelas fechadas e retirar o bagageiro quando não estiver em uso são dicas para não diminuir a aerodinâmica do veículo;  

< A calibração incorreta dos pneus aumenta o atrito do pneu no solo causando aumento do consumo;   

< Com o filtro de ar sujo, diminui-se o fluxo de ar para o motor, prejudicando a mistura de ar e combustível ideal para o bom rendimento do motor;   

<Dispositivos elétricos como faróis auxiliares, limpadores do para-brisa, sistema de ventilação interna e outros devem ser usados apenas pelo tempo necessário; o aumento de corrente elétrica eleva o consumo de combustível;