Mantenha os alimentos conservados: como guardá-los corretamente?
Aprenda quais alimentos devem ser conservados dentro e fora da geladeira para evitar desperdícios
Conservar os alimentos corretamente traz benefícios para a sua saúde e mais economia nas compras, pois evita que alimentos sejam desperdiçados e preserva os nutrientes.
Alguns alimentos devem ser guardados em locais arejados e sem umidade, a fim de evitar que bactérias se multipliquem. Outros tipos de alimentos, mais perecíveis, devem ser guardados na geladeira com freezer embaixo.
Por isso, é importante saber quais os tipos de alimentos são conservados em temperatura ambiente e quais precisam de refrigeração. Assim você respeita o tempo de amadurecimento de cada alimento e evita contaminação e desperdícios.
Alimentos que devem ser mantidos fora da geladeira
Nem todo alimento fica bem conservado quando está na geladeira, existem frutas e verduras que precisam ser armazenadas em local arejado. Algumas frutas continuam a amadurecer mesmo depois de colhidas, e o ideal é que essas sejam guardadas fora da geladeira. Por exemplo:
● banana;
● abacate;
● pêssego;
● goiaba;
● maracujá;
● maçã;
● kiwi.
Para que as frutas durem por mais tempo, guarde-as separadamente em recipientes próprios para isso. Isso vai evitar que uma fruta interfira no amadurecimento da outra, por causa da produção de etileno. Isso permite que elas durem por mais tempo.
Outra dica interessante é tirar cada unidade de banana do cacho e passar um papel filme na ponta para que ela seque e a fruta fique conservada por mais tempo. Esse processo também reduz o número de moscas.
Legumes classificados como raízes e tubérculos devem ficar fora da geladeira para evitar a transformação do amido em açúcar, o que altera sua cor, textura e sabor. Eles precisam ser armazenados em locais secos e fora da incidência da luz. Podemos citar:
● batata-doce;
● batata;
● rabanete;
● beterraba;
● mandioca;
● nabo;
● cará.
Para armazenar alimentos como grãos, farinhas e castanhas, é importante encontrar um local seco, onde o ar circule e esteja escuro. Para esses alimentos, prefira o armário fechado, por exemplo, longe do calor.
Alimentos que devem ser mantidos dentro da geladeira
Algumas frutas precisam de refrigeração para manter o seu sabor e frescor e para durarem mais. Por isso, o mais indicado é fazer a higienização ao chegar do mercado e secar bem. Como exemplo, podemos citar:
● abacaxi;
● melão;
● morango;
● mamão;
● laranja;
● uva;
● limão.
Elas devem ser guardadas em saquinhos ou organizadores na parte inferior da geladeira. Geralmente, o eletrodoméstico já vem com um compartimento próprio para isso, o que evita a exposição a temperaturas muito baixas.
Os legumes e verduras também devem ser higienizados antes do armazenamento na geladeira. O correto é que eles estejam bem secos em potes ou sacolas com folhas de papel toalha. Entre eles, podemos citar:
● abobrinha;
● alface;
● agrião;
● espinafre;
● escarola;
● couve;
● rúcula;
● couve-flor;
● brócolis;
● pepino.
A cenoura também pode ser conservada na geladeira, imersa em um pote com água para manter a crocância. A abóbora e o pimentão, depois de cortados, também devem ser refrigerados.
Outros alimentos também devem ser guardados sob refrigeração, como as carnes vermelhas ou brancas. Você pode separar em pequenas porções e congelar. Dessa forma, você vai retirar do congelador apenas a porção certa para uso. Lembrando que, na geladeira, o tempo máximo é de 48 horas.
O que evitar na hora de armazenar os alimentos?
Ao escolher os vegetais e frutas, prefira os da época, que possuem melhor concentração de nutrientes. Além disso, se for escolher um alimento que está mais maduro, prefira consumi-lo rapidamente para evitar o desperdício.
Além disso, lembre-se sempre de fazer a higienização dos alimentos antes de guardar, isso reduz o risco de contaminação. Os alimentos com casca devem ser guardados assim, e a casca deve ser removida somente no momento do consumo.