Manoel Filho lamenta casos de feminicídio e reforça importância de fortalecimento das políticas de combate
Na sessão ordinária desta quarta-feira (9), o vereador Manoel Filho (Avante) subiu à Tribuna para falar sobre os recentes casos de feminicídio registrados no Maranhão, com a aproximação da Semana Estadual de Combate ao Feminicídio.
Ao iniciar o discurso, o parlamentar se emocionou ao relatar dois casos registrados ontem, envolvendo a morte de uma jovem de 22 anos, morta a tiros pelo ex-companheiro na frente do filho, e do assassinato de uma diretora de escola, no interior do estado.
“Não podemos permitir que esses casos continuem a acontecer. Como os filhos dessas mulheres podem se recuperar desse trauma? Esses relatos chocam e parece que aumentam conforme as datas de combate a esse tipo de crime se aproximam”, disse.
Manoel Filho destacou que os números alarmantes dos crimes praticados contra essas mulheres revelam que é preciso endurecer as políticas de combate.
“Não podemos tolerar que as mulheres se sintam inseguras em suas casas, em seus ambientes de trabalho, ou onde quer que seja. Por isso, meu gabinete irá propor a criação da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, lutando para que haja a obrigação da previsão orçamentária para executar um ciclo de palestras, kits educativos e outras medidas que auxiliem a combater esse grave crime”, afirmou.
O parlamentar encerrou o discurso destacando a importância de prevenir esse tipo de crime por meio da conscientização de jovens e adolescentes, por meio de ações educativas.
“Peço que todos os vereadores desta Casa se unam em prol do combate deste tipo de crime. Precisamos nos unir. As mulheres têm um poder incrível no mundo, mas, muitas vezes, por estarem em situação de violência, não conseguem sair desse ciclo e denunciar. Precisamos fortalecer a sociedade para que as mulheres consigam se reerguer dessa situação”, concluiu.