O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Policia

Manoel Almeida Neto toma posse como delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou, na manhã desta terça-feira (16), a posse do novo delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto. O evento aconteceu no Salão Itapecuru do Brisamar Hotel, em São Luís, e contou com a presença dos comandos das forças de segurança do Maranhão, secretários de Estado, superintendentes da Polícia Civil, delegados regionais, servidores da segurança, entre outros convidados.

Manoel Almeida Neto, 55 anos, ingressou na Polícia Civil do Maranhão há quase três décadas, em 1998, como delegado. Esta é a segunda vez que ele assume o comando da delegacia geral de Polícia Civil do estado – a primeira foi em 2006, quando também ocupou interinamente o cargo de secretário da Segurança Pública.

O novo delegado foi empossado pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, que destacou sua confiança na nova gestão para seguir fortalecendo as ações de combate à criminalidade, mantendo o estado entre os que mais resolvem inquéritos no país, conforme apontou a Adepol Brasil no ano passado.

“É uma mudança de rotina, que nada altera o bom funcionamento da segurança pública. Saiu o delegado Jair Paiva, a quem agradecemos pelo compromisso e dedicação; e assume a pasta o delegado Manoel Almeida Neto, que dará continuidade aos trabalhos que a Polícia Civil do Estado do Maranhão vem fazendo sempre em benefício do povo do Maranhão. É um compromisso do Sistema de Segurança, é um compromisso do governador Carlos Brandão trabalhar por uma segurança cada vez melhor”, enfatizou.

Em fala direcionada ao delegado Manoel Almeida Neto, o secretário de Estado de Articulação Polícia, Rubens Pereira, que durante o ato representou o governador Carlos Brandão, desejou sorte destacando a experiência do novo delegado-geral para continuar trabalhando pela segurança dos maranhenses.

“Agradecendo os serviços prestados pelo nosso delegado Jair, quero dar as boas-vindas ao delegado Almeida. Ele já foi delegado-geral, então, com certeza, tem a experiência para conduzir a pasta, dando a sua contribuição mais uma vez para que a segurança pública do Maranhão avance ainda mais no combate à criminalidade e na proteção de toda população”, disse.

Manoel Almeida Neto assume o comando da Polícia Civil do Maranhão em substituição ao delegado Jair Paiva, que exerceu a função por mais de dois anos. Ele enfatizou que sua missão será pautada pela dedicação.

“É com imensa alegria que reassumo o comando da Polícia Civil do Maranhão. Assumo, nesse momento, o compromisso de bem servir a sociedade maranhense e agradeço o especial convite que me foi feito e o desafio que me propuseram, o senhor governador e o secretário de Segurança Pública. Muito obrigado, contem com a minha dedicação”, elencou o novo delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, que chegou à cerimônia acompanhado da esposa, a médica Deyse Soares e do filho, Thiago Almeida.

O delegado Almeida destacou, ainda, a importância da união e integração de todas as forças de segurança para que o trabalho seja realizado de maneira eficiente e eficaz.

“A colaboração entre as diferentes instituições de segurança é fundamental para garantir a paz e a ordem em nosso estado. Conto com o apoio de todos os membros da Polícia Civil, assim como das demais forças de segurança, para que possamos juntos enfrentar os desafios e proporcionar mais segurança para a população maranhense”, concluiu.

Ao longo de sua carreira, Manoel Almeida Neto também atuou como delegado em diversos distritos policiais de São Luís e em cidades do interior do estado, como Bacuri e Imperatriz. Ele foi, ainda, titular da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) e diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol).

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, incluindo Márcio Machado, secretário de Governo; coronel Aldrin Soares, secretário chefe do Gabinete Militar; Orfileno Bezerra Neto, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; Raniery Felipe Sá, superintendente substituto da PRF; Márcio Domini, presidente da Adepol; Manoel Alcinê, presidente do Sinpol; coronel Paulo Fernando, comandante da PMMA; Coronel Magno Lima, comandante do Centro Tático Aéreo; Coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros; Anne Kelly Bastos Veiga, perita geral oficial; e Marcos Affonso, secretário municipal de Segurança de São Luís.